MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Lavras do Sul renova adesão ao Programa Cidades Sustentáveis

Em 12/01/2022 às 06:00h

por Redação JM

Lavras do Sul renova adesão ao Programa Cidades Sustentáveis | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Cidade permanece signatária do PCS / Foto: Divulgação

O prefeito de Lavras do Sul, Sávio Prestes, do PDT, renovou a adesão do município ao Programa Cidades Sustentáveis (PCS), agenda de sustentabilidade urbana que incorpora as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural no planejamento. A cidade, portanto, será a única signatária do PCS, até 2024, na região. De acordo com informações do Instituto Cidades Sustentáveis, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria também integram o programa. Os municípios de Bagé e Dom Pedrito, que integravam o PCS, não renovaram adesão.

Desde 2012, o PCS atua na sensibilização e mobilização de governos locais para a implementação de políticas públicas estruturantes, que contribuam para o enfrentamento da desigualdade social e para a construção de cidades mais justas e sustentáveis. Estruturado em 12 eixos temáticos, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o programa oferece ferramentas e metodologias de apoio à gestão pública e ao planejamento urbano integrado, além de mecanismos de controle social e estímulo à participação cidadã.

As ferramentas do PCS incluem 260 indicadores relacionados às diversas áreas da administração pública, um painel de monitoramento para o Plano de Metas e um software que permite a comparação de dados e informações entre as cidades. O programa também oferece um banco de boas práticas com casos exemplares de políticas públicas no Brasil e no mundo, um programa de formação e capacitação para gestores públicos municipais, documentos de orientação técnica e conteúdos informativos para o público geral.

Em abril do ano passado, três cidades da região integravam o ranking elaborado pelo Instituto Cidades Sustentáveis, a partir do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. Ocupando a posição 620, Bagé estava à frente de Dom Pedrito, na posição 625, e de Lavras do Sul, que, à época, ocupava a colocação 651. A pontuação do índice é atribuída no intervalo entre 0 e 100. A diferença entre a pontuação obtida e 100 é, portanto, a distância em pontos porcentuais que uma cidade precisa superar para atingir o desempenho ótimo. Bagé totalizou 47,43, enquanto Dom Pedrito alcançou 47,24 e Lavras do Sul somou 46,21.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br