MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Procissão para São Sebastião não será realizada em 2022

Novena inicia dia 11 de janeiro

Em 11/01/2022 às 06:35h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Procissão para São Sebastião não será realizada em 2022 | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Uma das datas mais importantes para Bagé, o dia do padroeiro da cidade, está se aproximando. Vinte de janeiro é o dia em que os bajeenses dedicam a memória de um dos maiores defensores da fé cristã, São Sebastião mártir. Mas, pelo segundo ano consecutivo, devido a pandemia de Covid-19, não haverá procissão.

A novena que antecede a festa será realizada de 11 a 19 de janeiro, sempre às 20h. Também nesta edição, não será realizada a cavalgada, que é uma tradição, há mais de 20 anos, onde os cavalarianos buscam a imagem na vila que leva o nome do santo, no terceiro distrito de Dom Pedrito. O tema da novena é “Com São Sebastião, fazendo o caminho juntos”.

Na programação da festa, divulgada pelo pároco da Catedral de São Sebastião, Jair da Silva, no dia 18, às 19h, será realizada a apresentação da Campanha da Fraternidade de 2021, onde serão detalhados o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor e diálogo: compromisso de amor”.

Para o padre Jair, São Sebastião está profundamente relacionado com a história de Bagé. Ele considera impossível contar a história sem ter presente a figura do santo. "No princípio, quando surgia no chamado Acampamento de Bagé um povoado, hoje Bagé, surgia igualmente a devoção a São Sebastião e se criava o oratório a ele dedicado", relata.

História
São Sebastião, o “soldado de Cristo”, teria se alistado no exercito romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de fortalecer o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas. Por ser militar exemplar, os imperadores Diocleciano e Maximiano queriam-no sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão.

Por volta de 286, a sua conduta suave para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas. Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene, (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana, (Santa Luciana), resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

Programação da novera
De 11 a 19 de janeiro às 20h
Dia 16: Haverá galeto (somente para levar)
Dia 18 às 19h: será apresentada a Campanha da Fraternidade
Dia 20: Missa às 10h e às 20h e a Catedral estará aberta todo dia para visitação e oração
Durante a novena haverá pastel cachorro-quente e kibe

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br