MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Índice elaborado pela Farsul aponta recorde dos custos de produção

Em 28/12/2021 às 07:00h

por Redação JM

Índice elaborado pela Farsul aponta recorde dos custos de produção | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Leite e arroz tiveram as maiores retrações em decorrência do baixo consumo / Foto: Divulgação/Federarroz

Os custos de produção apresentaram nova alta no mês de novembro, registrando 4,57%. Com o resultado, o Índice de Inflação dos Custos de Produção (IICP), elaborado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), alcança novo recorde da série histórica (iniciada em 2010) atingindo 45,13% em 12 meses.

O resultado do IICP de novembro segue sendo reflexo da menor oferta de insumos, encarecendo os preços, somado a mais uma alta na taxa cambial. De janeiro a novembro o acumulado aponta uma alta de 45,44% do indicador. O IICP apresenta resultado superior ao IPCA acumulado no ano que ficou em 9,26%.

Já os valores recebidos pelos produtores tiveram nova queda, com uma deflação de -2,75%. Leite e arroz tiveram as maiores retrações em decorrência do baixo consumo. Em 12 meses, o índice vem apresentando sucessivas quedas, saindo de 85,11% em janeiro para uma deflação de -7,51% em novembro no acumulado em 12 meses.

O estudo da Farsul destaca que o IPCA Alimentos aponta alta de 7,04%, comprovando o descolamento entre os preços no campo e nas gôndolas dos supermercados. Os atuais preços pagos aos produtores estão abaixo daqueles praticados em novembro de 2020.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br