MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Hulha Negra enfrenta cinco horas de racionamento de água

Em 28/12/2021 às 07:21h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Hulha Negra enfrenta cinco horas de racionamento de água | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Município utiliza caminhões para abastecer famílias / Foto: Joanes Araújo/Especial JM

A Secretaria de Agropecuária de Hulha Negra alterou os horários de fechamentos dos poços artesianos da sede do município. A medida é necessária devido às altas temperaturas que contribuem para o uso excessivo de água. O racionamento parcial manterá totalmente fechado cinco poços artesianos no período das 13h às 18h. Com o racionamento diário de cinco horas, a expectativa é a de que os reservatórios atinjam a capacidade completa de armazenamento de água. A ação, que também atinge o bairro Floresta, iniciou no dia 22 de dezembro e não tem prazo para ser finalizada.

A escassez de água é um dos principais problemas de Hulha Negra. O município é abastecido exclusivamente por meio de poços artesianos, sendo necessária a utilização de caminhão-pipa para levar água a inúmeras residências do interior do município e localidades próximas da sede, como o bairro Floresta.

O Executivo municipal informa que, apesar das limitações, atende toda a demanda da comunidade com dois caminhões que abastecem cerca de 350 famílias no interior. Também é utilizado o caminhão para auxiliar no abastecimento, além da rede, para as famílias que vivem na zona urbana.

Toda água potável do município é coletada em cinco poços artesianos (poço do Israel, poço da Igreja Católica, poço do Hospital, poço próximo ao Posto de Combustíveis e poço do Elias).

A captação de água de Hulha Negra fica, em média, na casa dos 30 mil litros/hora nos seis poços artesianos. A prefeitura conta com dois caminhões-pipa com reservatório para capacidade, em média, de oito mil litros cada, e um trator-pipa com capacidade para armazenar quatro mil litros de água. Esses veículos coletam e distribuem água no interior e na sede do município todos os dias. No interior é distribuído diariamente, em média, de 15 a 20 mil litros de água.

De acordo com o vice-prefeito de Hulha Negra, Marco Igor Ballejo, a solução definitiva para o abastecimento do município deve chegar em maio de 2022, quando a empresa que está colocando a canalizaçāo da barragem da UTE Pampa Sul deve chegar até a Estação de Tratamento de Água (ETA) , na Trigolândia. "Estávamos com racionamento de quatro horas desde o ano passado, mas devido a demanda, foi aumentado para cinco horas", disse

Além da captação de água para uso na UTE Pampa Sul, o reservatório Jaguarão 2 auxiliará também parte do abastecimento de água do município de Candiota. No caso da Capital do Carvão, a ETA já foi construída e está em operação. O reservatório será utilizado para o sistema de resfriamento (torres de resfriamento), onde parte da água será evaporada e devolvida ao ambiente.

O reservatório está localizado na divisa dos municípios de Candiota e Hulha Negra e foi formado a partir do barramento do rio Jaguarão, contando com 370,3 hectares (ha) de área alagada e mais uma Área de Proteção Permanente (APP) de 160,41 ha, totalizando 530,7 ha. O reservatório da barragem Jaguarão 2 é considerado de pequeno porte. Ele fica a, aproximadamente, 7 quilômetros da Usina e estará distante cerca de mais sete quilômetros, em linha reta, da Vila do Seival, em Candiota, e a quatro quilômetros da localidade de Trigolândia, em Hulha Negra.

Situação na região
Mesmo com as chuvas abaixo da média nos meses de novembro e dezembro, as barragens de Bagé ainda estão com bons níveis de água. Conforme o Departamento de Água, Arroio e Esgotos de Bagé (Daeb), a barragem da Sanga Rasa está com 1,70 metro abaixo do normal, a Piray com 1,15 metro e a Emergencial está cheia. A autarquia não cogita racionamento.

Na Rainha da Fronteira, o acumulado do mês de dezembro de chuva 72,8 milímetros (mm) enquanto a média histórica é de 88,22 milímetros. Em novembro choveu apenas 60,5 mm. A media é de 70,96mm.
O município de Candiota ainda não está aplicando nenhum tipo de racionamento devido a falta de chuva. Porém, segundo o coordenador do abastecimento da cidade, Cleber Vieira, se continuar a estiagem, o racionamento pode ocorrer.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br