MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Consulta Popular 2021 recebe 112 mil votos por meio digital

Em 23/12/2021 às 12:25h

por Redação JM

Consulta Popular 2021 recebe 112 mil votos por meio digital | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ReproduçãoJM

A Consulta Popular de 2021 recebeu 112.496 mil votos computados através do aplicativo Colab. Realizado pela primeira vez em uma plataforma digital, o processo recebeu, na primeira etapa, cerca de mil ideias enviadas.

As propostas foram selecionadas e, com base em critérios técnicos como viabilidade de execução, orçamento e competência, foram submetidas à apreciação dos cidadãos com direcionamento automático para a cédula de cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) correspondente.

Neste ano, foram disponibilizados R$ 30 milhões distribuídos de acordo com critérios como população da região e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico. Um dos destaques da opção pelo aplicativo para realização da Consulta foi a segurança na votação. Como há a exigência de CPF e título de eleitor para realizar o cadastro, a ferramenta possibilita que seja computado apenas um voto por pessoa.

Conforme o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o novo formato da Consulta Popular teve um resultado positivo. “A Consulta foi transformada, gerando uma série de etapas novas totalmente digitais, facilitando a participação da população com ideias e sugestões, criando uma forma colaborativa de interação com os cidadãos”, afirma.

No Corede Campanha, a ideia de construção do roteiro das Cascatas do Pampa Gaúcho (Implementação da infraestrutura mínima para o receptivo de turistas no Parque Natural Municipal da Cascata do Salso) totalizou 530 votos; a ideia de implementação de Centros de Comercialização (organização de espaços para pequenos agricultores/familiares, agroindústrias e artesanato) registrou 309 votos; a ideia de criação de uma política regional de acesso ao crédito por meio da oferta de garantias complementares totalizou 71 votos; e a ideia de implementação de infraestrutura e recursos necessários para a adequação da política Nacional de Meio Ambiente, sobre Resíduos Sólidos Urbanos alcançou 185 votos.

Confira a lista com as ideias mais votadas por região.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br