MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Operação RS Verão Total terá reforço do efetivo de Segurança

Em 21/12/2021 às 00:10h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Operação RS Verão Total terá reforço do efetivo de Segurança | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini/Especial JM

Com a chegada do verão e das férias, o litoral do Rio Grande do Sul passa a ser o local mais desejado pelos gaúchos. Para que a nova estação possa ser aproveitada de forma segura, uma força-tarefa, chamada Operação RS Verão Total, é formada pelo governo do Estado. Lançada domingo, dia 19, na avenida Beira-Mar, em Capão da Canoa, o propósito do projeto é ampliar os serviços prestados à população.

Até 6 de março de 2022, moradores e turistas do litoral poderão contar com guarda-vidas, mais policiamento, operações de trânsito, como a Balada Segura, ações de acessibilidade, a exemplo do Praia Acessível, monitoramento da qualidade das águas e investimentos pontuais na rede de saúde dos municípios.

Abrindo a temporada, o governador Eduardo Leite falou sobre o trabalho de preparação para o litoral de todo o Estado, incluindo águas internas e Costa Doce. "Temos a preocupação de trazer a estrutura reforçada do Estado para todo o litoral, para que os veranistas possam aproveitar a temporada de verão com segurança, conforto e tranquilidade. Embora os números de internações e de novos casos de coronavírus estejam caindo de forma consistente e estejamos em um momento melhor, é importante que os cuidados se mantenham para que tenhamos um verão seguro também do ponto de vista sanitário. Além de segurança, a estrutura de saúde no litoral recebeu reforço em parceria com os municípios. Estamos preparados para ter um grande verão", disse Leite.

O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a integração das secretarias para garantir a ampliação dos serviços nas praias. "São mais de 30 secretarias, órgãos e entidades envolvidos para potencializar as ações do Estado no litoral. Segurança, saúde, turismo, transportes e tudo que é necessário para que o gaúcho que vier seja bem atendido", detalhou Ranolfo.

O vice-governador lembrou ainda dos R$ 280 milhões que estão sendo investidos na Segurança Pública por meio do programa Avançar já são realidade em novos equipamentos e em melhorias nas estruturas das vinculadas da pasta. "Este, inclusive, é o último verão em que será preciso utilizar o helicóptero da Brigada Militar, porque já está autorizada a compra de um helicóptero para o Corpo de Bombeiros, entre outros investimentos", acrescentou o governador Leite.

O sol estava tímido e a temperatura amena no início do lançamento da Operação RS Verão Total. Por volta das 11h, o sol apareceu com força, justamente durante um momento especial. O governador Leite foi até a faixa de areia para participar da entrega de cadeiras anfíbias, promovida pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades (Faders), para garantir mais acessibilidade e inclusão a veranistas com deficiências (veja abaixo mais informações sobre essa ação da Faders).

Estruturas ampliadas no litoral, Serra, Costa Doce e fronteiras

Entre efetivos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), da Brigada Militar (BM), da Polícia Civil (PC), do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS), mais de 5,5 mil servidores, com a utilização de 1.147 viaturas, irão reforçar as ações de policiamento, fiscalização, salvamento e prevenção em todo o litoral. A presença também estará ampliada na Serra, na Costa Doce e nas fronteiras.

O CBMRS terá efetivo de 1.407 servidores. Com treinamentos realizados entre novembro e a primeira quinzena de dezembro, a corporação formou 411 guarda-vidas civis temporários que se somarão aos 539 militares da corporação (373) e da BM (166), num total de 950 agentes que atuarão em vigilância e salvamento em praias de mar e águas abrigadas, como rios e lagos. Outros 52 bombeiros trabalharão na prevenção e combate a incêndios, resgate em rodovias, reforço operacional, serviço administrativo e projetos sociais. Completam a soma 405 bombeiros militares do efetivo orgânico das localidades de atuação da Operação RS Verão Total.

Além das bandeiras tradicionais, localizadas acima das guaritas para indicar as condições das ondas, também serão afixadas flâmulas perto da água, demarcando a área mais segura para banho nas proximidades dos postos de salvamento. Em parceria com os municípios, foram preparados 275 postos de salvamento (guaritas) para a atuação dos guarda-vidas.

Serão 209 pontos no Litoral Norte, 30 no Litoral Sul e 36 em águas internas. O CBMRS vai utilizar ainda oito motonáuticas e 20 quadriciclos para patrulhamento na praia, ampliando a cobertura de vigilância, e fará a distribuição de folders, cartilhas e leques com instruções e cuidados para os banhistas, bem como pulseiras de identificação para crianças.

A BM terá a participação dos policiais instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que irão desenvolver atividades de prevenção ao uso de drogas e a promoção à qualidade de vida. As atividades ocorrem nas seis Bases Móveis Comunitárias instaladas nas orlas de Torres, Capão da Canoa, Xangri-lá, Tramandaí, Cidreira e Cassino. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) estará nas praias com a Escolinha de Trânsito itinerante, que atenderá todo litoral, acolhendo uma média de 100 crianças por dia, ensinando de forma lúdica os cuidados em ruas e estradas.

Além dos efetivos orgânicos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) do litoral, do CRPO do Sul, do Comando Ambiental (CABM) e do CRBM – numa soma de 1.401 policiais militares –, a Brigada vai suplementar a atuação com brigadianos do interior e capital. Com isso, serão mais 1.080 PMs na Operação RS Verão Total ao longo de todo o período, num total de 2.481 servidores nas atividades de policiamento ostensivo.

Na Polícia Civil, ao lado dos 504 policiais que compõem o efetivo orgânicos das regiões, 948 servidores entre delegados e agentes foram destacados para reforçar a atuação no Litoral Norte, Litoral Sul, Costa Doce, Serra e municípios fronteiriços. Os policiais civis também irão realizar uma série de atividades educativas e de promoção à saúde e à qualidade de vida dos veranistas durante o período da Operação. Serão organizadas rústica infantil, circuito de palestras com equipe multidisciplinar do projeto Papo de Responsa e oficinas de educação para o trânsito, com minibuggys da Polícia Civil, entre outras programações.

O IGP também vai qualificar os serviços no litoral com medico-legistas, técnicos em perícia, peritos criminais, papiloscopista e fotógrafos, num acréscimo de cem servidores ao efetivo local de 25 profissionais, para atender 24 horas os locais de crimes e perícia em veículos. Os postos de identificação estarão reforçados para acelerar a confecção de carteiras de identidade.

Para as ações preventivas de trânsito, o DetranRS contará com 24 servidores que irão ampliar a atuação no litoral. Serão organizadas blitze nas noites e madrugadas de terça a domingo, até o fim da Operação. O órgão fará também as tradicionais campanhas de conscientização, com distribuição de cartilhas e adesivos e veiculação de publicidade.

Haverá ainda nove servidores do Departamento de Comando e Controle Integrado (DCCI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP) para dar apoio nas atividades de videomonitoramento. As agendas da programação das atividades proporcionadas pelas das forças de segurança serão divulgadas ao longo da Operação RS Verão Total.

Relatório Balneabilidade

O Departamento de Qualidade Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) fará a divulgação da balneabilidade das águas dos balneários e praias. Serão monitorados 90 pontos em 82 balneários e praias distribuídos em 42 municípios. Os dados serão divulgados às sextas-feiras, no site e nas redes sociais da Fepam, até o dia 4 de março de 2022.

No Sistema de Balneabilidade, os veranistas poderão consultar os resultados das análises. A ferramenta também traz informações sobre previsão do tempo e condições do mar. O primeiro levantamento foi divulgado na sexta-feira (17/12).

 

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br