MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Especialistas em vinhos iniciam visita a vinícolas da região

Expedição deve resultar em um livro com detalhes de cada local

Em 14/12/2021 às 13:15h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Especialistas em vinhos iniciam visita a vinícolas da região | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Pesquisadoras ficam até sexta- feira na região | Foto: Jaqueline Muza

As profissionais do ramo de vinhos, Deisi da Costa e Michele Cordeiro, estão em Bagé, desde domingo, dia 12, se preparando para iniciar uma visitação às vinícolas da região. As pesquisadoras devem conhecer a Vinícola Peruzzo, Estancia Paraízo, Batalha Vinhos e Vinhas e Guatambú. Ao todo, no país, serão visitadas 100 vinícolas em um trajeto de aproximadamente 20 mil quilômetros.

Deisi e Michele fizeram uma visita ao Jornal Minuano na segunda-feira, dia 13. Elas contaram que a expedição iniciou em Bento Gonçalves, em outubro, e, até agora, já resultou em um tour por 36 vinícolas. As duas pretendem escrever um livro, que deve ser lançado a partir de agosto, contando as peculiaridades de cada região envolvendo gastronomia, potencialidades turísticas, cultura e etnia.

O cronograma de viagem da expedição Cultural Vou de Vinho – Uma Experiência Cultural Entre Vinhos e Vinhedos deve encerrar na Serra dos Pirineus [GO], em meados de maio. No roteiro de viagem estudado e elaborado por Deisi, estão incluídas 24 regiões situadas no Distrito Federal e em dez estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco e Goiás. Serão 61 municípios visitados.

Deisi é sommelière, com formação no exterior. Já recebeu homenagem de Melhor Degustadora às Cegas [2018] e eleita a Melhor Sommelier do RS [2019], ambas da ABS/RS. Atualmente, além de consultora em diversas vinícolas, é criadora da página no Instagram @voudevinhooficial, onde dá dicas de rótulo e uvas para incentivar a cultura responsável e a educação para do vinho no Brasil; e fundadora da @vinhosinenglish.

Michele é contadora, técnica em enologia e uma apaixonada pela bebida. Também criadora da página @voudevinhooficial, é empreendedora social, cofundando e coordenando um grupo de mais de 120 mulheres na cidade de Bento Gonçalves que tem como propósito o desenvolvimento humano. Dentro das áreas contábeis e de gestão, presta consultoria e controladoria para diferentes empresas.

As pesquisadoras contam que em cada vinícola visitada é produzido um roteiro completo, com fotos, entrevistas e filmagens. Elas realizam uma espécie de diário de viagem com, no mínimo, duas postagens em cada empreendimento. “Em cada local, verificamos aromas, sabores, tipicidade do produto, além do clima solo, mão de obra e tradição do município” disse Deisi que, por ser sommelier, é responsável pela parte técnica do produto.

A Expedição Vou de Vinho conta com o financiamento do Pró Cultura - Governo do Estado do RS e realização da Associação Atlanthica com a parceria da Vou de Vinho, as empresas Amazon Group-TuttoVino, Anderle Transportes, Limpacto Limpeza e Higiene, LNF, PCR Metal, Piva, R Cork Brasil e Serra Inox.


 

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br