MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Área plantada aumentou 4,4% na safra 2021, diz Farsul

Em 11/12/2021 às 07:01h

por Redação JM

Área plantada aumentou 4,4% na safra 2021, diz Farsul | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Gerson Raugust / Sistema Farsul

O Sistema Farsul realizou, quinta-feira, dia 9,coletiva para apresentar o balanço de 2021 e projeções para 2022. O encontro, que aconteceu na sede da Federação e teve formato híbrido, serviu para o presidente Gedeão Pereira, apresentar os três principais compromissos para o novo mandato que inicia em 1º de janeiro de 2022: irrigação, questões ambientais e o programa Duas Safras. Outro destaque do ato foi o anúncio de que o RS aumentou, em 4,4%, a área plantada ao longo deste ano.
Em sua fala de abertura, Gedeão elencou os principais acontecimentos do ano que tiveram a participação do Sistema Farsul, como o status do Rio Grande do Sul de livre de febre aftosa sem vacinação, alteração na legislação sobre uso de agroquímicos no estado e a construção do programa Duas Safras. O presidente abordou também questões relacionados ao mercado internacional, em especial as exportações de carne para a China. "Estamos preocupados em remover esta imagem negativa criada em cima do agronegócio brasileiro, principalmente pelas questões amazônicas. Mas, de qualquer maneira, afeta e muito a imagem da agricultura brasileira pelo fato do país hoje ser uma potência agrícola mundial e temos que ter as responsabilidades a tal tamanho e quanto mais alto o pico, mais fortes os ventos", declarou.
O presidente do Sistema Farsul também falou da preocupação com a seca que já começa a atingir as lavouras do Rio Grande do Sul, especialmente do milho, destacando que o problema é recorrente no Estado. "Há anos que viemos trabalhando a respeito do tema irrigação e lastimavelmente nós não conseguimos evoluir por questões com o Ministério Público Estadual que impetrou uma ação e levou uma liminar que nos impede de fazer reserva de água tanto na metade sul, quanto na metade norte. Embora tenhamos um diálogo hoje mais promissor com o próprio MPE, também temos uma conversa muito íntima com Fepam, Sema e Casa Civil no sentido de tentarmos evoluir, mas o fato é que até agora nós não conseguimos", informou.

Balanço 2021
O balanço econômico, apresentado pelo economista-Chefe, Antônio da Luz, apontou um aumento de 4,4% na área plantada na safra 2021. "Os grãos que tiveram desempenho superior foram justamente os de inverno, ocupando não novas áreas, mas aquelas já consolidadas no verão e que não são plenamente aproveitadas por não termos uma produção voltada para mercado", avaliou. O resultado foi um aumento da produção não apenas pela ampliação da área, mas por se tratar de uma comparação com um período anterior com registro de seca.
Para 2022, a projeção é de um aumento de 3,1% na área plantada, também para as culturas de inverno e um crescimento de 1,8% na produção. Atingindo um valor bruto da produção de R$ 77,11 bi.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br