MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Acordo internacional que abrange Aceguá tem relator na Comissão de Relações Exteriores

Em 06/12/2021 às 18:20h

por Redação JM

Acordo internacional que abrange Aceguá tem relator na Comissão de Relações Exteriores | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Parlamentar pode apresentar parecer contrário ou favorável à matéria / Foto: Divulgação

O deputado Paulão, do PT de Alagoas, assumiu a relatoria do Projeto de Decreto Legislativo que trata do ajuste complementar ao Acordo para Permissão de Residência, Estudo e Trabalho a Nacionais Fronteiriços Brasileiros e Uruguaios. A proposta, que viabiliza a prestação de serviços de assistência de emergência e cooperação em Defesa Civil, beneficiando o município de Aceguá, tramita na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Paulão pode apresentar parecer contrário ou favorável. O parlamentar também pode propor modificações na redação.

O texto recebeu parecer favorável do deputado federal Heitor Schuch, do PSB gaúcho, na representação brasileira no Parlamento do Mercosul. Ao recomendar a aprovação, o parlamentar observou que o ajuste complementar regulamenta a prestação de serviços de assistência de emergência nas Localidades Vinculadas, o que abrange atendimentos prestados em contextos de desastres ou ocorrências de menor magnitude, como incêndios e acidentes de trânsito. O acordo autoriza que equipes de atendimento circular em zonas urbanas, suburbanas e rurais, em ambos os lados da fronteira, quando a sua presença for solicitada por um dos pontos focais da outra parte.

O primeiro relatório relacionado à proposição também destaca que 'no momento de crise sanitária global, advindo da disseminação da Covid-19, revela-se a importância da cooperação internacional na construção de arcabouço institucional de diálogo, coordenação e uso de recursos comuns nos espaços fronteiriços'. Para Schuch, ‘a adoção do mecanismo complementar ao Acordo Fronteiriço de 2002, com o objetivo de fornecer respaldo legal à Prestação de Serviços de Assistência de Emergência e Cooperação em Defesa Civil, vai somar ao esforço de construção de um estatuto da fronteira para o atendimento às necessidades da população’.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br