MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Frente Parlamentar promove seminário sobre mineração

Em 04/12/2021 às 07:30h

por Redação JM

Frente Parlamentar promove seminário sobre mineração | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Comitiva convidou prefeito para abertura do evento, que será realizado no dia 10 / Foto: Patrícia Leal/Especial JM

Projetos previstos para a região devem ser debatidos no seminário “O futuro da mineração e a mineração para o futuro”, promovido pela Frente Parlamentar da Mineração e do Polo Carboquímico da Campanha, que será realizado em Bagé, no dia 10. Uma comitiva de Candiota formalizou o convite ao prefeito Divaldo Lara, do PTB, para compor a mesa de abertura do evento, que será realizado no auditório do Museu Dom Diogo de Souza, a partir das 9h.

O seminário deve debater projetos que passam pela gaseificação do carvão mineral e por questões de sustentabilidade, por exemplo. A agenda terá três palestras, abordando a 'Mineração Pós-COP26', ministrada pelo Presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM), Fernando Zancan; as 'perspectivas para a Carboquímica no Rio Grande do Sul', com a professora Ana Rosa Costa Muniz, Coordenadora do Laboratório de Energia e Carboquímica (Unipampa); e 'a importância da mineração do Calcário na economia do Brasil”, proferida pelo Diretor Executivo do Sindicato da Indústria do Calcário do Rio Grande do Sul”.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Hermelindo Ferreira, o seminário é uma mobilização dos municípios da Campanha, para promover o desenvolvimento da mineração na região. “Temos, também, projetos que estão prontos para serem implantados nessa área para gaseificar o carvão mineral para produzir, por exemplo, produtos que o nosso país tem como fonte a importação, como a produção de metanol, ou na área dos nitrogenados, um deles a ureia, para a produção agrícola”, explica.

Ainda segundo Ferreira, haverá um debate extenso com pesquisadores e empresários da área da mineração. “Entendemos que esse seminário abre portas para um debate maior, em nível de Governo federal, buscando abrir caminhos, criar incentivos para o estabelecimento desses recursos, desses investimentos em nossa região que vêm por parte da iniciativa privada”, atesta. Divaldo reconhece a importância da união da região em torno da atividade econômica. “Sou parceiro da mineração e do polo carboquímico, que tanto beneficia aos bajeenses e a toda a região”, reforça.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br