MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Recursos do Fundestradas devem ser utilizados para aquisição de pneus

Em 02/12/2021 às 07:11h

por Redação JM

Recursos do Fundestradas devem ser utilizados para aquisição de pneus | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Conselho Gestor realizou reunião na terça-feira / Foto: Divulgação

A aplicação de recursos do Fundo Municipal de Apoio às Estradas Rurais (Fundestradas) para a aquisição de pneus foi aprovada em reunião do conselho de gestão, realizada na terça-feira, 30.

O Fundestradas foi criado em 2017. Com base em uma mudança na lei, proposta este ano, pelo vereador Cléber Carvalho, do Progressistas, metade da arrecadação do Imposto Territorial Rural (ITR) passou a ser revertida para o Fundo. Os valores podem ser usados para custear a aquisição de materiais para recuperação e manutenção das estradas municipais, além da contratação de empresa terceirizada para realização dos serviços.

O ITR é um tributo federal, cobrado anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título. Uma parte do dinheiro arrecadado fica com o governo federal e a outra parte vai para a prefeitura. Um acordo, porém, permite às prefeituras receber os valores integrais. Os recursos do Fundo são administrados por um conselho formado por representações do governo, da Associação e Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Associação dos Agricultores da Região da Campanha (Agricampanha) e pela Emater.

O encontro realizado na terça-feira contou com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nelson Wind, com o gerente regional da Emater, Rodolfo Forgiarini, o presidente da Associação e Sindicato Rural, Geraldo Brossard, e o presidente da Agricampanha, Gesiel Porciúncula. Durante a reunião, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, João Pedro Finger, detalhou aspectos da legislação que regula o Fundo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural também foi representada, na reunião, por Everton Maraschin.

Finger expôs a situação dos equipamentos da pasta, detalhando as condições da frota. A proposta de utilizar os recursos disponíveis para a aquisição de pneus, aprovada pelo conselho de gestão do Fundestradas, foi apresentada pelo secretário.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br