MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Decisão proíbe realização do Bagé Super Moto na Praça da Estação

Associação que organiza o evento prepara recurso para tentar reverter deliberação

Em 30/11/2021 às 13:00h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Decisão proíbe realização do Bagé Super Moto na Praça da Estação | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
evento reune milhares de participantes da região, pais e exteriorturistas Foto: ArquivoJM

O Ministério Público ajuizou ação civil pública com pedido de liminar contra a Associação Bageense de Motociclismo (ABM) e o município de Bagé postulando, para que sejam suspensos os efeitos do ato administrativo de permissão de uso do largo do Centro Administrativo. Decisão acolhida impede a colocação de equipamentos no interior da praça e nas suas calçadas, tais como bancas, tendas, palcos, sob pena de multa.

A ABM já está recorrendo da decisão, mas afirma que o evento será realizado de qualquer forma, mesmo que seja em outro espaço. A entidade está levando em consideração o Militão e a Rua Caetano Gonçalves, a partir da Ismael Soares, em direção à avenida Presidente Vargas, sem a utilização do Largo do Centro Administrativo e Praça. O evento acontece de 3 a 5 de dezembro.

A questão já foi objeto de outra ação civil pública, que tramitou perante juízo, onde se discutiu a necessidade de autorização prévia do Legislativo e do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé (Compreb) e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). O Ministério Público considera que o evento possui alto potencial de degradação ao meio ambiente da praça. Em outros anos, também teve o mesmo imbróglio entre associação e órgão ambientais, mas foi feito um acordo entre as partes para a realização.

O documento ressalta que a Associação não cumpriu o acordo e devido ao tamanho do evento que reúne mais de 20 mil pessoas no entorno da praça , os participantes acabam se apropriando das dependências. A decisão também afirma que o evento possui alto potencial de degradação ao meio ambiente da praça, como já ocorrido em outros anos, não sendo respeitada a Resolução 01/2019 do Comdema, que exige prévia autorização de tal conselho para a realização de eventos nas praças e parques da cidade.

O pedido do Ministério Público é para que seja proibida a ocupação da área contígua à chamada Praça da Estação (Praça Júlio de Castilhos), para o evento inicial, sob o argumento de que a permissão concedida pelo município de Bagé não observou as regras aplicáveis, com a necessidade de prévia autorização do Compreb, Comdema e da Câmara de Vereadores.

Decisão assinada pelo juiz Humberto Móglia Dutra suspende os efeitos da permissão de uso deferida à Associação, proibindo a mesma de alocar no local quaisquer estruturas como bancas, tendas, palcos, sob pena de pagamento de multa diária no valor de R$ 5 mil por equipamento.

De acordo com a presidente do Compreb, Silvana Carvalho da Silva, o Conselho não é responsável pelo cancelamento. Ela comenta que o Compreb avaliou, mas não emitiu parecer, ficando no aguardo de outras autorizações. "Eles tinham interesse em utilizar a praça, mas recuaram, e iam utilizar somente o largo do Centro Administrativo", disse.

Evento turístico
Conforme o presidente da ABM, Afrânio Rosa Júnior, o grupo apresentou a documentação necessária para Ministério Público e órgãos de regularização ambiental para uso interno da Praça e a colocação das barracas e estandes não foi liberada. O presidente relata que a prefeitura apoiou a realização, visto que o evento movimenta o turismo e a economia da cidade. Além disso, vários eventos são realizados tanto no largo do Centro Administrativo, quanto na praça não havendo nenhum empecilho dos órgão ambientais.

O Bagé Super Moto é uma fusão do Super Moto Bagé com Bagé Moto Encontro. O evento chega a sua 25º edição e é considerado o maior da região Sul do Estado no segmento.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br