MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Estado

Votação da Consulta Popular 2021 é prorrogada até o próximo dia 15 de dezembro

Processo teve início no dia 22 de novembro e estava previsto, originalmente, para seguir até amanhã, dia 30

Em 29/11/2021 às 11:55h

por Redação JM

Votação da Consulta Popular 2021 é prorrogada até o próximo dia 15 de dezembro | Estado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ReproduçãoJM

O prazo para a população votar na Consulta Popular 2021 foi prorrogado até o próximo dia 15 de dezembro. O processo teve início no dia 22 de novembro e estava previsto, originalmente, para seguir até 30 de novembro, mas foi ampliado a pedido dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) para garantir mais tempo para a população participar. O voto pode ser realizado por meio do aplicativo Colab ou pelo site da Consulta Popular.

Instituída em 1998 pelo governo do Rio Grande do Sul, a Consulta Popular permite aos votantes que definam diretamente parte dos investimentos a constarem no orçamento estadual. Neste ano, o valor disponibilizado será de R$ 30 milhões para as 28 regiões dos Coredes (Conselhos Regionais de Desenvolvimento). A verba é distribuída de acordo critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Para ampliar a segurança da votação na Consulta Popular, seja pelo aplicativo ou pelo site, o sistema criado para o pleito em 2021 ganhou uma nova camada de segurança, com exigência de informação do número do CPF, Título de Eleitor e data de nascimento. A iniciativa possibilita mais transparência nas votações e a lisura do pleito.

Após cadastro e com base nas informações prestadas, haverá direcionamento automático para a cédula do Corede correspondente ao domicílio eleitoral. Cada eleitor poderá votar em apenas uma proposta de seu domicílio eleitoral, sendo selecionada aquela com maior número de votos.

Sobre a Consulta

Em 2021, em sua primeira fase, a Consulta Popular recebeu mais de mil ideias enviadas por cidadãos. As propostas foram selecionadas após o término do prazo de envio, com base em uma análise técnica, a partir de critérios como viabilidade de execução, orçamento, competência, afirma o governo.

Dúvidas sobre o processo da Consulta Popular podem ser resolvidas pelo email consulta-popular@spgg.rs.gov.br. Dúvidas sobre plataforma podem ser tiradas aqui ou através do e-mail contato@colab.re, inserindo no assunto do e-mail “Consulta Popular 2021”.

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br