MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

PampaPlus celebra recorde de 11 mil animais avaliados

Em 26/11/2021 às 06:18h

por Redação JM

PampaPlus celebra recorde de 11 mil animais avaliados | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Gabriel Olivera/Agência e TV El Campo

O PampaPlus, Programa Oficial de Avaliação Genética da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), registrou este ano a marca histórica de mais de 11 mil animais avaliados a desmama. Este número, segundo a coordenadora do PampaPlus e Superintendente do Registro Genealógico da ABHB, Natacha Lüttjohann, além de mostrar a expansão do Programa, comprova também sua importância dentro da porteira.

“Anualmente, são incorporados novos animais e novas informações ao banco de dados geral do PampaPlus. Este ano atingimos mais de 11 mil animais avaliados na desmama, na geração 2020, de 66 propriedades. Ficamos muito felizes com esse resultado e agradecemos a todos os criadores que acreditam e confiam no programa”, destacou Natacha.

Em atividade desde 2008, o Programa, desenvolvido junto a Embrapa Pecuária Sul, busca avaliar e mensurar as características de interesse econômico nos animais das raças Hereford e Braford para que se obtenha a predição dos valores genéticos dessas características. “Este é um importante número para o PampaPlus, pois quanto mais animais avaliados, maior a base de dados e maior a consistência genética e acurácia das avaliações, garantindo ao criador que vai utilizar a avaliação para se orientar, maior confiança e credibilidade”, explica o Coordenador do PampaPlus pela Embrapa, Marcos Yokoo.

É por meio dessas informações geradas no Programa que o pecuarista consegue realizar todo o trabalho de seleção e melhoramento genético de seu rebanho, viabilizando o incremento de genes ligados às características produtivas e reprodutivas que aumentam a eficiência dos animais, frisa a ABHB.

Evolução

O progresso genético ao longo desses 13 anos de avaliação do PampaPlus é mensurado através das tendências do Índice de Qualificação Genética (IQG) e de seus critérios. Este ano, o Programa destacou ganhos significativos no IQG de 6% para a raça Hereford e 7% para a raça Braford, tendo a possibilidade de aumentar estes ganhos com a intensificação dos valores gerados pelo programa como critérios de seleção.

As informações são apresentadas no Sumário de Avaliação Genética Hereford e Braford publicado anualmente pela ABHB e Embrapa.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br