MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Grupo organiza abaixo-assinado para solicitar veto popular ao projeto que altera cobrança do IPTU

Projeção é que coleta de assinaturas inicie na próxima semana

Em 26/11/2021 às 08:20h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Grupo organiza abaixo-assinado para solicitar veto popular ao projeto que altera cobrança do IPTU | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Divulgação

Com intuito de impedir que o projeto que revisa a base de cálculo dos imóveis e institui a Planta Genérica de Valores, alterando a forma de cobrança do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial (IPTU) , aprovado na terça-feira, o movimento ‘Diga Não ao Aumento do IPTU em Bagé’ prepara coleta de assinaturas para uma proposta de veto popular.

De acordo com um dos integrantes do movimento, Luis Diego Soares, o grupo está organizando a documentação com os embasamentos legais para poder começar a coleta de assinaturas. Ele explica que antes da aprovação da matéria, pela Câmara, foram coletadas cerca de 30 mil assinaturas para que o projeto não fosse aprovado e que, agora, são necessários cerca de 10 mil, o que corresponde a 10% do eleitorado do município.

Conforme Soares, o veto popular é um processo previsto na Lei Orgânica da Câmara de Vereadores. Ele preve que, no começo da próxima semana, o grupo já deva começar a coletar as assinaturas. “Há centenas de pessoas favoráveis que darão apoio para coletar. Possivelmente, vamos conseguir um número superior ao anterior", estima.

A lei determina que a população pode vetar qualquer dispositivo ou a totalidade das leis complementares, leis ordinárias, resoluções, decretos legislativos e qualquer decreto do prefeito, mediante subscrição de petição discriminada por 10% dos eleitores do município.

A Câmara, na prática, deve discutir e votar a proposição de veto popular, que só poderá ser rejeitado pela maioria absoluta dos vereadores. Após o protocolo da petição de veto popular, a Câmara terá o prazo de 10 dias úteis para sua manifestação. Decorrido o prazo e sem que tenha havido manifestação do Legislativo, o veto popular será imediatamente remetido à ordem do dia.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br