MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Obra do Centro de Radioterapia está 55% concluída

Construção teve início em outubro de 2020

Em 25/11/2021 às 13:16h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Obra do Centro de Radioterapia está 55% concluída | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Felipe Valduga

A obra do Centro de Radioterapia em Bagé atingiu uma medição de 55%. A construção teve início em outubro de 2020 e está sendo realizada ao lado do Setor da Oncologia da Santa Casa de Caridade de Bagé. O projeto faz parte do Plano de Expansão da Radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS), que visa ampliar e criar novos serviços de radioterapia . O investimento previsto pelo Ministério da Saúde é de R$ 8 milhões.

Conforme informações do administrador da Santa Casa, Raul Vallandro, foi terminada a parte de superestrutura e a construção está na fase de alvenarias e sistemas (elétrica, hidráulica, ventilação e climatização). O local terá área edificada de 800 metros quadrados. Serão utilizadas cerca de 102 toneladas de aço e 115 m² de concreto e a obra conta com 45 trabalhadores envolvidos diretamente na construção.

Desde que foi inaugurada a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), em dezembro de 2010, uma expectativa passou a girar em torno da disponibilização do serviço de radioterapia em Bagé. A articulação, que iniciou ainda em 1999, ganhou corpo em 2012, quando um termo de adesão ao Plano de Expansão da Radioterapia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foi formalizado.

A obra, coordenada pelo Ministério da Saúde, vai abrigar serviço de Radioterapia na modalidade teleterapia. O aparelho trabalha com fótons e elétrons, que permitem tratar doenças profundas (em órgãos como pulmão e esôfago) e também superficiais, na pele e tecidos subcutâneos. O espaço deverá contar com equipamentos de alta tecnologia, sistemas de climatização, refrigeração da água, sistema elétrico diferenciado e maior espessura das paredes, além de contar com espaços de acessibilidade, visando o conforto dos pacientes. A obra prevê um "bunker", um local totalmente adaptado e revestido com espessa estrutura para garantir a segurança na realização dos procedimentos.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br