MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Mais de duas mil crianças da rede estadual em Bagé são beneficiadas com plataforma de leitura

Em 25/11/2021 às 14:37h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Mais de duas mil crianças da rede estadual em Bagé são beneficiadas com plataforma de leitura | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Estudantes de 11 escolas estão tendo acesso a todas as funcionalidades oferecidas Foto: Divulgação

O ano de 2021 representa a solidificação da parceria do Elefante Letrado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, iniciada no primeiro semestre. A plataforma digital, que apoia a formação do hábito da leitura e o desenvolvimento da compreensão leitora em estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, vem auxiliando no letramento de mais de duas mil crianças espalhadas em 11 escolas da rede estadual de ensino de Bagé, além de mais de 200 mil crianças em todo o Rio Grande do Sul. 

Os alunos recebem acesso a um acervo que inclui obras de cerca de 200 autores em mais de 650 livros em português. Nomes como Machado de Assis, André Neves, Ana Maria Machado e Elias José são alguns dos escritores presentes na plataforma, cuja curadoria seleciona e nivela cada um dos livros de acordo com a fluência e o grau de proficiência dos estudantes em leitura. Aos professores e gestores educacionais, a plataforma fornece relatórios atualizados para acompanhamento do desempenho dos estudantes.

O Elefante Letrado, em parceria com a Secretária de Educação (Seduc) e o apoio logístico das Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) que cobrem todas as regiões do Estado, vem realizando lives semanais com as escolas estaduais para apresentar-lhes possibilidades de uso da plataforma. É um momento de leituras compartilhadas. Recentemente, foi lançada a carteirinha de acesso para que os estudantes possam encontrar o acervo de maneira mais fácil e prática, através do site ou aplicativo do Elefante Letrado.

O serviço oferecido vem impactando de forma extremamente positiva na vida das crianças, é o que conta Fabrício Soares, Coordenador Regional de Educação da 11ª CRE. “A maioria dos nossos alunos não teriam oportunidade de usufruir de todas as funcionalidades de uma ferramenta como o Elefante Letrado se não fosse a parceria com o Governo do Estado. É muito positivo podermos oferecer aos estudantes o uso da plataforma e já estamos conseguindo observar um avanço em diversos pontos como o processo de alfabetização, o letramento, o despertar para o gosto da leitura e também a criação de uma cultura digital ao ter acesso aos mais diversos serviços através do site ou aplicativo”, afirma.

“É um orgulho imenso vermos o Elefante Letrado impactando um número tão grande de crianças em realidades tão diferentes. A parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul proporciona a realização do nosso sonho de tornarmos a plataforma cada vez maior e de ser uma ferramenta de transformação social na vida de pessoas que estão em um momento tão importante como este, o da alfabetização e da construção do hábito da leitura”, afirma Scheila Vontobel, sócia-fundadora do Elefante Letrado. “Estamos realizando essas lives para aperfeiçoar e aprimorar cada vez mais o nosso contato com as crianças e, consequentemente, oferecer o serviço mais qualificado possível, impactando verdadeiramente em suas jornadas”, completa. 

Sobre o Elefante Letrado

A plataforma de leitura Elefante Letrado, que conta com mais de 7 milhões de livros lidos, disponibiliza obras de diferentes gêneros textuais (contos, poesias, crônicas, fábulas, entre outros), classificados de acordo com níveis de proficiência do leitor. O estudante faz seu próprio percurso de leitura, escolhendo entre títulos variados e avançando nos diferentes níveis à medida que realiza os jogos de compressão leitora, que estão alinhados a descritores da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os professores têm acesso, em tempo real, a relatórios de desempenho dos estudantes, permitindo que educadores e alunos reflitam sobre o progresso nas diferentes habilidades de leitura. Os estudantes também conseguem gravar as leituras e responder questões sobre as obras. Mais detalhes no site www.elefanteletrado.com.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br