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Cidade

Bagé registra aumento nos cadastros do SCPC

Em 21/11/2021 às 12:15h

por Redação JM

Bagé registra aumento nos cadastros do SCPC | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

Por Maria Eduarda Lemos

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

A pandemia impactou de maneira significativa na economia mundial. Com o período de instabilidade econômica, os consumidores têm percebido o aumento nos preços de produtos nos diversos segmentos de consumo e serviço. De acordo com a pesquisa divulgada pela Fecomércio, a região Sul alcançou o nível de 82,3% de endividamento, mas somente 20,8% dos consumidores da região são inadimplentes.

Os dados do mês de outubro de 2021 apontam que 1.652 pessoas estavam cadastradas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) em Bagé. Esse número teve um aumento de 22,55% em relação ao mesmo período no ano anterior. Em comparação, 1.307 pessoas foram retiradas do cadastro em outubro desse ano, enquanto no ano anterior, 978 pessoas saíram do sistema.

Apesar da diminuição dos níveis de inadimplência, microempreendedores ainda sofrem com a falta de cumprimento dos prazos e pagamentos dos clientes. A vendedora autônoma Thaisne Barbosa fala sobre os desafios causados pela inadimplência dos seus clientes. Por possuir carnê próprio para facilitar as suas vendas, ela muitas vezes tem que arcar com os gastos extras causados pela falta de pagamento dos consumidores. “Faço tudo pelos meus clientes, portanto quando chega nas datas de pagamentos eu cobro e vou pra cima. Por muitas vezes, sou taxada como chata, mas, infelizmente, muitas pessoas compram e não cumprem os prazos”, reconhece.

O lucro de Thaisne é ganho através da comissão das vendas. Portanto, quando seus clientes não cumprem com os prazos, ela utiliza o lucro para cumprir o pagamento junto aos fornecedores. “Eu sempre me viro de alguma forma pra conseguir pagar eles, pois assim como eu, eles também precisam (do dinheiro). Alguns viajam vários quilômetros pra chegar aqui e receber o valor das vendas”, relata.

A vendedora autônoma ressalta que, se não fosse pelo apoio da família, ela mesma teria se tornado inadimplente: “Nunca cheguei a atrasar (pagamentos aos fornecedores) por ter meu marido, que me ajuda. Mas com toda certeza se eu fosse sozinha, já teria atrasado várias vezes”.

O economista Diego Martinez explica a diferença entre endividamento e inadimplência e fala sobre os impactos que esses fatores causam na vida do consumidor: “Inadimplência é quando o devedor não consegue arcar com os pagamentos devidos nos prazos acordados, gerando dívidas em atraso, o que é diferente de endividamento. Endividamento ocorre quando as pessoas ou empresas possuem dívidas, mas conseguem arcar com os pagamentos dentro dos prazos acordados”.

Martinez comenta que a inadimplência pode afetar o valor final dos produtos e serviços que chegam ao consumidor. “A tributação está intimamente ligada à política econômica, pois quando a economia não vai bem, a arrecadação tributária tende a diminuir, obrigando os agentes políticos a buscarem formas de equilibrar a balança - o que pode acontecer de várias formas, dentre elas, a elevação dos tributos”

A principal dica de Martinez para a utilização consciente do limite de crédito é fazer um planejamento dos gastos e receitas (toda a renda adquirida). Após estabelecer a relação entre ganhos e gastos, o consumidor deve buscar gastar menos que a receita mensal.

 

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