Região
Nova cônsul pretende realizar Censo de uruguaios que vivem na região
por Jaqueline Muza
Há pouco mais de um mês em Bagé, a nova cônsul do Uruguai, Ana Maria Bombau Zappettini, disse, em entrevista ao JM, que pretende realizar uma contagem do número de uruguaios que residem na região. Ela é natural de Montevidéu e assumiu a vaga deixada por Mario de Liori, no final do ano passado. Ana Maria chegou ao município no dia 1º de outubro e está realizando visitas nas prefeituras de Aceguá, Bagé, Hulha Negra e Candiota.
A cônsul trabalha no Ministério de Relações Exteriores há 35 anos. Ela já atuou nas embaixadas da Bolívia, Venezuela, Chile, França e Panamá. Segundo Ana Maria, a embaixada abre vagas para consulados e embaixadas duas vezes por ano e ela se candidatou para Bagé por ser mais perto de seu país. “Estou encantada com a acolhida das pessoas. Me sinto em Montevidéu” disse.
Para a nova cônsul, é importante interagir com pessoas e salienta que já teve contato com a Sociedade Uruguaia de Socorros Mútuos. Ana Maria enfatiza que existe uma estimativa, extraoficial, de que a região conta com cerca de cinco mil uruguaios mas, mesmo assim, pretende realizar essa pesquisa para ter o número exato e para dar melhor assistência aos compatriotas. Segundo ela, o consulado é responsável pelo encaminhamento de passaportes, renovação de documento de identidade e cidadania para os filhos e netos de uruguaios nascidos no Brasil. A cônsul pode permanecer em Bagé por cinco anos.
O Consulado Uruguaio, em Bagé, esteve por encerrar as atividades no final do ano passado, mas foi mantido. O consulado está atendendo ao público com prévio agendamento e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, na Marechal Deodoro, nº 150. O agendamento deve ser realizado pelos telefones (53) 3312-3689 e (53) 999 937 485 ou pelo e-mail cdbage@mrree.gub.uy.