MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Denúncias de deriva de agrotóxicos hormonais reduzem 66%

De agosto a outubro deste ano, chegaram ao conhecimento da SEAPDR 15 ocorrências. No mesmo período do ano passado, foram 44

Em 18/11/2021 às 07:01h

por Redação JM

Denúncias de deriva de agrotóxicos hormonais reduzem 66% | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Luciane Rubim/SEAPDR

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) recebeu, de agosto a outubro, 15 ocorrências de deriva de agrotóxicos hormonais, por meio dos seus canais de denúncias. Os registros foram feitos em 12 municípios gaúchos. O período é o mais usado pelos produtores rurais para aplicações dos herbicidas, se estendendo até dezembro, em função da implantação da safra de verão no Estado. De acordo com o Departamento de Defesa Vegetal da secretaria, observou-se uma redução de 66% no número de ocorrências comparativamente ao mesmo período do ciclo passado, quando 25 municípios registraram 44 casos de deriva.

“Embora os resultados, em números brutos de denúncias sejam iniciais, a Divisão de Insumos e Serviços Agropecuários (DISA) está confiante de que nesta safra teremos redução nos casos de derivas e contaminações”, afirma o chefe da DISA, fiscal estadual agropecuário Rafael Friedrich de Lima. “Muito vem sendo feito através de treinamentos e fiscalizações, orientações aos produtores rurais, responsáveis técnicos e comerciantes. Aliado ao poder público, as entidades ligadas ao setor também vêm desempenhando importante papel na divulgação das normas, cursos e conscientização nos cuidados na aplicação dos agrotóxicos hormonais”, acrescenta Lima.

Fiscais da Secretaria da Agricultura têm atendido as ocorrências e efetuado as coletas nas propriedades atingidas pela deriva. As amostras, que têm sido congeladas, são submetidas à análise de resíduos de agrotóxicos por laboratório especializado. No momento, o processamento das análises está aguardando recurso para efetivação, oriundo de inquérito civil do Ministério Público Estadual. “O recurso destinado para as análises é extraordinário, mas a SEAPDR já efetivou a dotação de orçamento próprio para as próximas safras”, informa o diretor do Departamento de Defesa Vegetal, fiscal estadual agropecuário Ricardo Augusto Felicetti. Ele explica que, por estarem congeladas, as amostras não têm perdas do princípio ativo e, portanto, os resultados serão confiáveis assim que as análises puderem ser efetuadas.

A situação demonstra que as aplicações estão sendo realizadas com mais cuidado. “O cadastro de cultivos sensíveis, o pronto atendimento de denúncias, a exigência de curso específico para aplicação e as ações orientativas da SEAPDR e entidades estão apresentando resultado positivo nesta safra. Há muito por fazer ainda, mas estamos confiantes nas ações”, ressalta Felicetti.

Na safra atual, os municípios que registraram ocorrências de deriva até outubro foram Dom Pedrito, Erechim, Itaqui, Jaguari, Maçambará, Piratini, Santa Maria, Sant’Ana do Livramento, São João do Polêsine, São Sepé, Sobradinho e Vacaria. As amostras foram colhidas em cultivos de maça, hortaliças, uva, noz-pecã, tabaco e oliveiras.

Canais de denúncia
A Secretaria da Agricultura mantém canais de denúncia exclusivos para a ocorrência de deriva do 2,4-D e outros agrotóxicos hormonais em culturas sensíveis como macieira, videira, oliveira, nogueira-pecã, erva-mate, tomate, tabaco e hortaliças.

O produtor rural que presenciar as irregularidades poderá formalizar a denúncia pelo e-mail denunciahormonais@agricultura.rs.gov.br ou pelo WhatsApp (51) 9 8412-9961.

As denúncias deverão conter as seguintes informações:
- Localização da aplicação (município, distrito, localidade, pontos de referência);
- Data da aplicação/data da detecção dos sintomas de fitotoxidade;
- Horário da aplicação;
- Nome do proprietário/propriedade que está aplicando;
- Cultura afetada;
- Nome do proprietário da propriedade afetada.


Sempre que for possível, encaminhar fotos e vídeos junto às informações da denúncia.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br