MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Secretaria da Agricultura reorganiza Centros de Diagnóstico e Pesquisa

Em 15/11/2021 às 09:00h

por Redação JM

Secretaria da Agricultura reorganiza Centros de Diagnóstico e Pesquisa | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
No caso de Hulha Negra, os trabalhos na área serão mantidos / Foto: ArquivoJM

A Instrução Normativa 50, publicada no dia 12, pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, reorganiza e qualifica os Centros Estaduais de Diagnóstico e Pesquisa ligados ao Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária. Dos 14 centros existentes, nove passam a ter novas denominações (veja lista abaixo), quatro (Taquari, São Borja, São Gabriel e Vacaria) dão início ao processo de extinção e, no caso de Hulha Negra, os trabalhos na área serão mantidos, apesar da administração desta unidade ficar a cargo do Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Ovinocultura (Ceovinos), em Encruzilhada do Sul.

A instrução define ainda que o Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária deverá apresentar um plano de desativação no prazo de 30 dias, a qual deverá estar consolidada até 31 de dezembro deste ano. Os servidores, equipamentos e materiais das unidades desativadas serão realocados em outros centros, que darão continuidade aos trabalhos em curso.

As áreas que não tiverem mais uso para a Secretaria da Agricultura serão devolvidas para as prefeituras ou para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. No caso do centro estadual de Vacaria, a extinção se dará a partir de uma regra de transição específica, em função de um convênio vigente até julho de 2022. Até lá, a unidade continuará ativa.

“Este é um marco normativo de qualificação da pesquisa no âmbito da Secretaria. Os centros diminuem em número, mas aumentam em qualidade, trazendo o diagnóstico e a pesquisa para dentro da estrutura da Secretaria”, destaca o secretário adjunto da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Luiz Fernando Rodriguez Júnior.

A instrução define ainda que as unidades de pesquisa deverão atender a demanda dos departamentos finalísticos, dos Conselhos Deliberativos dos Fundos e das Câmaras Setoriais e Temáticas.

A correlação dos centros aos fundos de desenvolvimento vinculados à secretaria, mencionada no artigo 7º, tem como intuito garantir recursos para investimentos nas pesquisas e nos diagnósticos, atendendo as reais necessidades da agropecuária gaúcha. “Os fundos buscam atender ao setor produtivo. A partir disso, se consegue um diálogo entre o diagnóstico e a pesquisa que o setor produtivo precisa e o recurso que a pesquisa agropecuária precisa”, reforça Rodriguez.

Denominação dos Centros de Pesquisa
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Vitivinicultura (CEVITIS), em Caxias do Sul;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Saúde Animal Desidério Finamor (CEPVDF), em Eldorado do Sul;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Ovinocultura (CEOVINOS), em Encruzilhada do Sul;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Sementes (CESEM), em Júlio de Castilhos;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Agricultura Familiar (CEAFA), em Maquiné;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Agronômica (CEAGRO), em Porto Alegre;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa Florestal (CEFLOR), em Santa Maria;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Fruticultura (CEFRUTI), em Veranópolis;
- Centro Estadual de Diagnóstico e Pesquisa em Aquicultura (CEPAQ), em Viamão.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br