MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Fepam e CRM assinam termo para continuidade da operação da mina em Candiota

Em 15/11/2021 às 20:38h

por Redação JM

Fepam e CRM assinam termo para continuidade da operação da mina em Candiota | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) assinaram, na sexta-feira, 12, em evento híbrido, o Termo de Compromisso Ambiental (TCA) para continuidade da operação da mina de carvão em Candiota. O acordo marca o comprometimento assumido pela CRM em executar medidas de mitigação ambiental em cronograma aprovado pela Fepam. A renovação da licença de operação havia sido suspensa pela fundação até haver acordo entre as partes.

No TCA está prevista a execução de medidas corretivas, mitigadoras e compensatórias dos impactos ambientais decorrentes da extração de carvão mineral pela CRM. “Sabemos da importância social e econômica deste empreendimento para a região e da necessidade energética do Estado, mas, enquanto órgão licenciador, somos responsáveis pela garantia dos quesitos ambientais e por isso tratamos o caso com prioridade, diálogo e com a máxima atenção”, afirmou a presidente da Fepam, Marjorie Kauffmann.

Diretor-presidente da CRM, Melvis Barrios Júnior ressaltou a importância de ajustar os procedimentos operacionais para o pleno atendimento da legislação ambiental na extração do carvão. “CRM e Fepam trabalham em conjunto para viabilizar esses parâmetros dentro da legalidade e do pleno desenvolvimento dessa matriz energética. O TCA é o resultado prático desses ajustes”, disse.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura e a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) intermediaram a negociação. “O diálogo é a marca desta gestão. Com o apoio da Sema e SPGG, a CRM e a Fepam conseguiram avançar em um instrumento que permitirá que as atividades prossigam, observando as melhores práticas de requisitos ambientais”, disse o secretário da Sema, Luiz Henrique Viana.

Também participaram o secretário da SPGG, Claudio Gastal, e o secretário adjunto da Sema, Guilherme de Souza. O governo do Estado irá nomear um grupo de trabalho para monitorar o cumprimento das regras estabelecidas no TCA.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br