MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

RS projeta retomada consistente da contratação de temporários pelo varejo gaúcho

Em 02/11/2021 às 12:25h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

RS projeta retomada consistente da contratação de temporários pelo varejo gaúcho | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
No Estado, podem ser criadas até 9 mil vagas para atender a demanda do final de ano | Foto: Tiago Rolim de Moura

O final de ano, tradicionalmente, é o período em que o comércio realiza a contratação de colaboradores extras para reforçar as equipes e poder atender o aumento da demanda do Natal. As vagas temporárias também podem significar a possibilidade de efetivação ao final do período. No Estado, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) prevê que entre 7 mil e 9 mil vagas temporárias de trabalho para o setor podem ser geradas, especialmente nos meses de novembro e dezembro.

Por tudo que o comércio viveu em 2020, um ano totalmente atípico, a possibilidade de retomada das contratações de temporários neste 2021 traz dois aspectos muito importantes: o reaquecimento das vendas e o surgimento de novos postos de trabalho, fundamentais para amenizar o elevado índice de desemprego que o país registra atualmente – lembra o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Para o dirigente, as contratações temporárias servem como alento e oportunidade para muitas pessoas. Quem procura uma recolocação no mercado pode encontrar nas vagas de final de ano uma chance de estar trabalhando, e, dependendo de alguns fatores, ser efetivado.

Mesmo com o cenário de inflação elevada e juros mais altos, temos observado que as vendas estão crescendo e isso faz o lojista reforçar sua equipe. A partir do avanço da vacinação, que de certa forma afasta o cenário de novas medidas restritivas, vemos o aumento consistente da circulação de consumidores no comércio. E, neste momento, este é um fator determinante para fomentar vendas – explica Vitor Augusto Koch.

A expectativa da FCDL-RS é de que a maior parte dos temporários, cerca de 50%, seja contratada por lojas do segmento de vestuário, calçados e acessórios, ramo mais impactado pelas vendas de final de ano, que, costumeiramente, apresentam crescimento consistente nos meses de novembro e dezembro. Enquanto o faturamento do varejo como um todo cresce em média 34% nestes dois meses, no segmento de vestuário o faturamento costuma subir 90%.

Motivação

Geralmente, os empresários contratam entre um e dois novos colaboradores nesse período. No contexto das vagas temporárias, o tempo de contratação é relativamente curto na maioria dos casos, ficando, geralmente, em torno de três meses.

Ainda assim, é importante que o trabalhador temporário esteja motivado para exercer sua atividade, uma vez que existe a possibilidade de se tornar efetivo. As funções que devem ser as mais procuradas pelos lojistas são as de vendedores, ajudantes, balconistas, recepcionistas, estoquistas e caixas - ressalta o presidente da FCDL-RS.

Para quem pretende se candidatar às vagas temporárias, a recomendação é que apresente um currículo enxuto, priorizando a escolaridade e as experiências profissionais mais relevantes para a vaga. Ter desenvoltura para lidar com o público e dedicação são essenciais. Também é importante a seriedade para quem vai encarar o trabalho temporário, pois pode vir a ser uma porta de entrada para permanecer na empresa.

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br