MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Região

Abertura de fronteiras deve movimentar a economia entre Brasil e Uruguai

Em 02/11/2021 às 08:07h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Abertura de fronteiras deve movimentar a economia entre Brasil e Uruguai | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Em Aceguá, perspectiva é de elevação do número de visitantes | Foto: Yuri Cougo Dias

Após quase dois anos de fortes restrições para a entrada de estrangeiros, o Uruguai abriu, na segunda-feira (1º/11), as fronteiras terrestres para o turismo internacional. Fechadas como medida de prevenção à pandemia, o governo uruguaio começou a reabertura em setembro, para estrangeiros que possuem imóveis no país. Agora, qualquer turista pode ingressar desde que apresente um documento atestando a vacinação completa.

Para ingressar no país é necessário apresentar também um exame PCR realizado em, no máximo, 72 horas - na região, por exemplo, o Hospital Universitário da Urcamp é o único que realiza este teste. O protocolo prevê ainda a realização de outro exame sete dias depois, caso o visitante permaneça no Uruguai. Não será mais exigido o cumprimento de um período de quarentena.

De acordo com alcalde de Aceguá, Javier Rodriguez, a abertura das fronteiras deve gerar mais emprego, visto que tanto as pequenas empresas como os freeshops recebem mais turistas e, com isso, movimentam a economia. “No domingo já foi registrado grupos de uruguaios comprando no comércio do Brasil. Esperamos que, no final de semana, melhore mais, visto que as pessoas já terão recebido o salário do mês”, projeta.

Rodriguez acredita que nesta terça-feira, dia 2,  por ser feriado no Brasil, os freeshops também devem registrar aumento na movimentação. “É sempre bom para o país que as fronteiras estejam trabalhando bem", resorça.

Para o prefeito de Aceguá, Marcus Vinicius Godoy de Aguiar, o fechamento das fronteiras afetava o brasileiro que não era morador e queria ir para o Uruguai. Agora, Aguiar salienta que o maior problema do comércio é a alta do dólar. “Acredito que os turistas devem vir de locais mais distantes e isso vai melhorar o turismo de praia do Uruguai. A economia ainda está muito instável”, reconhece.

Galeria de Imagens
Leia também em Região
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br