MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Saúde cardiovascular é tema de palestra

Em 28/10/2021 às 09:20h

por Redação JM

Saúde cardiovascular é tema de palestra | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tema ministrado pelo cardiologista Erlon Oliver de Abreu Silva | Foto: Gustavo Moreira/EspecialJM

Por Ronise Garcia
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp


O Congrega 2021 desenvolveu um modelo de oferecimento de palestras por eixos temáticos. Na terça-feira, foram realizadas palestras do eixo da Saúde. O primeiro tema foi ministrado pelo especialista em cardiologia, Erlon Oliveira de Abreu Silva, abordando como proposta a “saúde cardiovascular na atualidade: o emergente desafio da saúde no Brasil”.

O começo da palestra foi marcado pela mensagem dos mediadores, Guilherme Bragança e Gabriela Schirmann, destacando um texto em homenagem aos profissionais de saúde. Os professores ressaltaram o mantra do enfrentamento à pandemia: “nossos heróis usam branco”. Outro aspecto mencionado diz respeito que os profissionais da saúde sempre acreditaram que cada cidadão é muito mais que um paciente, mas o amor de alguém. Erlon Silva, afirma que as doenças cardiovasculares são doenças crônicas, que exigem cuidado.

Essa enfermidade é uma grande causadora de mortes e existem diversos fatores para que isso ocorra, sendo alguns deles a diabetes, o tabagismo, a falta de uma alimentação saudável. O médico relata que com esses fatores de riscos controlados, a chance de desenvolver a doença é relativamente menor. Como a alimentação saudável é um fator importante. Erlon mostrou durante sua apresentação um método de cuidado realizado no Brasil, conhecido como “Dica-BR”.

A metodologia usa como ideia as cores da bandeira nacional, referindo-se a uma melhor alimentação. Como a cor verde possui maior parte da bandeira, seriam os alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras. Já a cor amarela representaria os ricos em carboidratos e gorduras vegetais. Por azul ser a menor parte os alimentos indicados seriam colesterol, ácidos graxos saturados e densidade energética. Como conclusão de um estudo realizado referente a doenças cardiovasculares, o médico menciona que as maiores barreiras para a melhora da saúde cardiovascular são a falta de verbas, desigualdade social e problemas educacionais.

Com o fechamento de sua apresentação, Erlon falou que “a chave é entender o que está acontecendo”. Ele afirma que só dessa forma podemos encontrar uma solução. Os mediadores da palestra, Bragança e Gabriela, afirmam que a busca dos temas para os encontros surge a partir das maiores problemáticas do país. Então são escolhidos os profissionais referência no determinado contexto. Um grande fator mencionado, pelos convidados, foi o pós-vacinação, sobre aqual a população tem ainda muitas dúvidas. Neste contexto, as doenças cardiovasculares vêm se apresentando como uma das principais causas de comorbidades. E o professor ainda comenta: “as pessoas perdem sua capacidade laboral, de trabalho e de vida”. 

Galeria de Imagens
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br