MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Premiação da 17ª Mostra de Iniciação Científica apresenta avanços da pesquisa acadêmica na Região Sul

Em 28/10/2021 às 09:26h

por Redação JM

Premiação da 17ª Mostra de Iniciação Científica apresenta avanços da pesquisa acadêmica na Região Sul | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Alana Portella

Por Alana Portella e Mariana Bond

Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

 

A 17ª Mostra de Iniciação Científica (MIC) aconteceu ao longo desta semana do Congrega Urcamp 2021. Com o objetivo de divulgar os resultados da produção técnico-científica de estudantes de graduação que desenvolvem atividades de pesquisa, a MIC também contribui para a formação de recursos humanos nesta área.

Promovido em formato online, o evento foi desenvolvido através de salas temáticas no Google Meet com trabalhos nas seguintes áreas: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Agrárias, Ciências da Saúde e Ciências Biológicas. As salas foram mediadas por docentes do Centro Universitário da Região da Campanha. Ao total, durante toda a 17ª Mostra de Iniciação Científica, foram apresentados 97 trabalhos.

Segundo Guilherme Cassão Marques Bragança e Gabriela da Silva Schirmann, coordenadores da 17ª MIC, as expectativas para esta edição foram as melhores, considerando que um evento desta magnitude, em uma situação de pandemia, se configura muito importante, pois são trazidas pesquisas que puderam ser desenvolvidas durante este período. De acordo com os professores, o planejamento para a esta Mostra de Iniciação Científica iniciou logo quando acabou o Congrega 2020, já considerando que teriam inúmeros desafios, como as pesquisas escassas devido à pandemia.

“O Congrega é o maior evento científico da Metade Sul. É um evento que traz a possibilidade de uma amplitude de visão científica e sua interdisciplinaridade acaba promovendo uma interação entre os diversos cursos, abordando assuntos que não tomavam conhecimento em outros momentos. Por isso, nós estruturamos as salas de modo em que eles acabam tendo conhecimento sobre suas estruturas e cursos de outros colegas, como a interação presentes nas CPPs. Nós iremos colaborar para profissionais que mesmo durante a pandemia vão ter a certeza de estar em uma instituição altamente comprometida com a formação de seus acadêmicos”, ressaltou Cassão.

“Nós precisamos estimular a pesquisa nos jovens. Existe uma preocupação dos professores em romper esta divisão do ensino e da pesquisa no curso de graduação. Nós vemos muitos alunos só na rotina de aula, então nós queremos cativar os alunos a participar e construir a questão da pesquisa, unindo a teoria com a prática, construindo o desenvolvimento integral do acadêmico”, destaca Gabriela Schirmann.

Na noite de quarta-feira, 27 de outubro, ocorreu a premiação dos projetos apresentados na MIC. Os trabalhos acadêmicos contemplados estão disponíveis no site oficial do Centro Universitário da Região da Campanha, em www.urcamp.edu.br.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 99971-9480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br