MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Palestra sobre educação em contexto de mudança é tema no Congrega

Em 28/10/2021 às 18:44h

por Redação JM

Palestra sobre educação em contexto de mudança é tema no Congrega | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Tema ministrado pela professora Giana Diesel Sebastiany | Foto: Ronise Garcia

Por Ronise Garcia

Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

 

Na noite de quarta-feira (27), o Congrega trouxe palestras com eixos temáticos voltados à educação. As apresentações deram início com professora Giana Diesel Sebastiany, especialista em Educação Especial, falando sobre o “conhecimento em contexto de mudança: o eu e o outro”. 

 

A abordagem começou com uma breve comparação entre eras já vividas. Um exemplo mencionado por ela foi a forma de educar na era industrial e na era digital. Ela cita o método de ensino linear e como as escolas seguiam um “padrão” de conhecimento para com seus alunos. A comparação serve para contextualizar aquele que era um ensino formal e padronizante com o que se exige hoje, a formação de um cidadão consciente e capaz de multitarefas. 

Assim como a era tecnológica trouxe grandes aberturas e possibilidades conhecimentos, a palestrante menciona o quanto pode ser estressante a experiência de acumular informações em tempos de redes sociais e internet. “Muitas vezes, perde-se o controle de um conteúdo mais seletivo. Esse excesso faz com que as pessoas se tornem mais ansiosas, trazendo mais incertezas diante de tantas referências”, explica. 

A geração frenética de informações ao longo do tempo, associada ao acesso facilitado que veio com as mudanças, mostra uma ruptura da educação formal. Giana menciona que, além da competência, do saber fazer, é preciso ter alma, saber lidar com os fatos. Ela ainda traz essa ideia de que o outro é o planeta, o meio ambiente e pessoas. Fazendo com que traga-se para a reflexão: de como o “eu” tem administrado a convivência com o outro, ou também como vem-se tratando assuntos ecológicos. 

A professora Clarisse Ismério, uma das mediadoras das palestras da noite, afirma que a educação e a ciência são os principais temas do Congrega. “É importante refletir e promover diálogos da educação com a produção cientifica, no dia a dia”, conclui. 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br