MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Congrega Urcamp de 2021 conta com mais de 700 inscritos

Panorama da sala central do Congrega durante abertura feita pela reitora Lia Quintana

Em 25/10/2021 às 23:05h

por Redação JM

Congrega Urcamp de 2021 conta com mais de 700 inscritos | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Jeferson Vainer

Por Mariana Bond
Acadêmica de Jornalismo da Urcamp

 

A 17ª edição do Congrega Urcamp iniciou na noite desta segunda-feira, 25, com o tema “Educação e Ciência para um mundo em reconstrução”. O maior evento científico da metade sul, será desenvolvido com acadêmicos, professores visitantes de outras instituições de ensino e comunidade até a sexta-feira, 29.

Pelo segundo ano consecutivo realizado em formato online, o Congrega conta com outros eventos que fazem parte da sua programação: 17ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 17ª Mostra de Iniciação Científica; 15ª Mostra de Projetos Comunitários, de Extensão e Integradores; 15ª Mostra de Iniciação Científica Júnior; e Oficinas voltadas às graduações da instituição.

A abertura do evento contou com um público de mais de 300 pessoas conectadas pelo canal do YouTube da Urcamp e teve a participação da reitora do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Lia Maria Herzer Quintana, o vice-reitor da PUC-PR, Dr. Vidal Martins, o reitor da Uniamérica, Ryon Braga, a diretora acadêmica do Congrega, Jane Vilaverde, e a coordenadora geral do evento, Anabela Silveira de Oliveira Deble.

O evento busca atender às demandas do Projeto de Pesquisa Institucional da Urcamp, assim como divulgar trabalhos acadêmicos que envolvem ensino, pesquisa e extensão, evidenciando a contribuição científica da Urcamp para a Região da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, juntamente com instituições de ensino superior brasileiras e internacionais.

A reitora Lia Quintana ressaltou que o Congrega, realizado há 17 anos ininterruptos, reúne professores, estudantes, comunidade e intuições de ensino convidadas e, além de mostrar a produção acadêmica, retrata o modelo educacional da Urcamp, que foi reformulado com o auxílio das universidades parcerias. “Hoje é um dia de aprendizado e de imersão para todos. E também para a nossa comunidade acadêmica entender que as mudanças na zona de conforto fazem parte do mundo que temos que viver e do profissional que temos que entregar para o mercado”, destacou fazendo ligação com o tema deste ano “Educação e ciência para um mundo em reconstrução”.

A coordenadora do evento, Anabela Deble, destaca a importância da realização do Congrega, que mostra a produção científica regional. “Apesar da Pandemia tivemos uma boa receptividade do Congrega online pela comunidade acadêmica reforçando o papel da ICEs (Instituição Comunitária de Ensino Superior) na produção científica. Acredito que o virtual veio para ficar em função também da economia que gera. Fico muito feliz de conseguirmos palestrantes especialistas de outros estados brasileiros para compor a programação e assim disponibilizar a troca de conhecimento para região da Campanha”, ressaltou.

Nesta edição, o evento conta com 745 inscritos, 228 trabalhos submetidos, 10 oficinas, tanto para a comunidade interna quanto externa, 20 mesas temáticas distribuídas entre as demais atividades que fazem parte do evento e três palestras por noite durante os cinco dias. 

Mais informações sobre o Congrega 2021 e a programação completa do evento podem ser conferidas no site: https://urcamp.edu.br/pesquisa-e-extensao/congrega-2021

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br