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Região

Engie lança segunda edição do Projeto Mulheres do Nosso Bairro

Programa que inclui capacitação, incentivos financeiros e suporte contra violência de gênero terá cobertura ampliada de 25 para mais de 100 empreendimentos beneficiados

Em 24/10/2021 às 13:00h

por Redação JM

Engie lança segunda edição do Projeto Mulheres do Nosso Bairro | Região | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Companhia opera a Usina Termelétrica Pampa Sul, em Candiota | Foto: Adilson Roccini

Com o objetivo de reduzir o impacto de desigualdade e apoiar mulheres na superação de parte desses desafios, a ENGIE Brasil Energia, que opera a Usina
Termelétrica Pampa Sul, em Candiota, celebra em outubro os resultados da primeira edição do Projeto Mulheres do Nosso Bairro, lançando o seu segundo edital, que oferece apoio financeiro a empreendimentos locais liderados por mulheres. Criado e implantado em 2020 como uma das iniciativas da companhia para enfrentamento dos males causados pela pandemia, o programa consiste em iniciativas para fomentar o empreendedorismo e a geração de renda, além de oferecer cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, e suporte à saúde.

Em sua primeira edição, a ENGIE recebeu mais de 300 inscrições e selecionou 28 empreendimentos de 23 municípios em 10 estados, que receberam aportes de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil reais. Em menos de um ano, os negócios apoiados mais que duplicaram suas receitas (incremento médio de 139%) com 96% das empreendedoras se sentindo mais confiantes e preparadas para a condução de seus estabelecimentos. Outro ponto de destaque é que em 40% dos casos o empreendimento já se tornou a principal fonte de renda familiar. Além desse resultado positivo, foi possível observar uma melhora na qualidade de vida das participantes: o índice de felicidade dessas mulheres com os seus negócios alcançou 91,2%.

Em sua nova edição, ainda mais fortalecida por meio da parceria da ENGIE com o Consulado da Mulher, ação social da Cônsul, serão selecionados 25 empreendimentos locais de pequeno porte para aceleração, com fomento de R$ 10 mil cada. Além disso, também serão selecionadas três Organizações da Sociedade Civil (OSC) para atuarem como multiplicadoras do projeto. Cada uma das OSCs receberá formação por parte do Consulado da Mulher e um aporte de R$ 40 mil para investir na capacitação de 25 empreendedoras individuais, alcançando um total de 75 beneficiadas que receberão um fomento direto de R$ 2 mil, desde que concluam a capacitação proposta. Adicionalmente, as empreendedoras individuais de maior destaque receberão equipamentos da linha branca Consul.

Com a inclusão das multiplicadoras, a ENGIE pretende ampliar o alcance para além das regiões próximas de suas usinas e da sede, em Florianópolis. “Estamos cada vez mais comprometidos em agir pela igualdade de gênero e, neste último ano, fez-se ainda mais necessário promover ações efetivas para que mulheres e meninas tenham mais oportunidades para realizar todo o seu potencial. Criamos o Mulheres do Nosso Bairro para atender este público prioritário, especialmente nas comunidades onde atuamos e, nesta segunda etapa, temos a oportunidade de expandir essa atuação com parceiros que compartilham do mesmo propósito”, conta Luciana Nabarrete, Diretora Administrativa da ENGIE Brasil Energia.

Com investimento em torno de R$ 1,2 milhão, o projeto contribui diretamente para o Objetivo 5 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da ONU, que consiste em alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. O Mulheres do Nosso Bairro representa um reforço à adesão da ENGIE aos Princípios de Empoderamento das Mulheres” (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres.

As inscrições para a nova etapa do programa Mulheres do Nosso Bairro poderão ser realizadas entre os dias 19 de outubro e 05 de novembro, pelo www.mulheresdonossobairro.com.br, onde as proponentes serão direcionadas para inscrição de seus projetos na Plataforma do PROSAS, em edital especialmente criado para essa ocasião especial. A organização conjunta deste 2º edital entre a ENGIE e o Consulado da Mulher, ação social da Cônsul (uma das marcas Whirlpool), foi possível em razão da iniciativa Parcerias do Bem, estabelecida pela ENGIE com engajamento dos seus clientes.

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