MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Veterinário de Bagé é preso em São Leopoldo acusado de fornecer matéria-prima para drogas sintéticas

Em 22/10/2021 às 10:40h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Veterinário de Bagé é preso em São Leopoldo acusado de fornecer matéria-prima para drogas sintéticas | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação

Agentes da Draco de São Leopoldo prenderam, na quinta-feira, dia 21, um médico veterinário de 38 anos, natural de Bagé, e com 13 anos de atuação na área, acusado pela prática de tráfico de drogas ilícitas no Vale do Sinos. A ação de captura ocorreu na clínica que ele mantinha no bairro Campina.

Conforme titular da Draco, delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, ação foi relacionada ao tráfico de droga sintética, chamada comercialmente “K”, “Ketamina”, “Special K”, costumeiramente vendida para jovens frequentadores de festas de músicas eletrônicas. O alvo do mandado de prisão, mais dois mandados de busca e apreensão, foi identificado pela seção de investigação da Draco como o maior distribuidor de remédio de uso veterinário Cetamin, de todo o Estado.

Todas as informações levantadas ao longo do trabalho ficaram comprovadas nas operações K-Hole e *Special K. “Descobrimos que o médico veterinário se utilizava do registro funcional para adquirir o remédio, de uso exclusivo para fins veterinários. Ele é um anestésico potente, que pode ser também utilizado como psicotrópico”, pontua o titular.

Durante o monitoramento das forças policiais, desde abril de 2020, foi apurado que o investigado adquiriu em seu próprio CPF, cerca de R$ 2.750.000 apenas em frascos e ampolas do anestésico Cetamin 10%. “Isso equivale a quase 20 mil frascos entre os anos de 2019 e 2021 e quase três mil ampolas no mesmo período. Números que representam aproximadamente 1.030 litros do medicamento, o que equivale em mais de 100 quilos de Cloridrato de Cetamina, matéria prima para a droga ilícita “K”, “Special K” ou “Ketamina””, detalha.

A materialidade veio através de farta documentação fornecida pelos laboratórios distribuidores do medicamento, além de extensivo monitoramento da movimentação do investigado. “Isso demonstrou que ele sozinho foi o maior comprador do medicamento em todo o Rio Grande do Sul, sabido que comprou quase seis vezes mais Cetamin que o segundo maior comprador, que por sinal é um hospital veterinário”, completou.

Com auxílio do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), foi feita a inspeção da clínica de propriedade do investigado. “Ao fim foi atestada a incrível desproporção entre procedimentos, em tese, realizados, e a colossal quantidade de medicamento Cetamin adquirida”, revela o delegado Ayrton.

Não houve a mínima comprovação do descarte dos vasilhames dos frascos supostamente utilizados pelo investigado, na clínica. Após formalização dos atos, o preso será encaminhado ao sistema prisional gaúcho e restará à disposição da Justiça.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br