MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Projeto viabiliza capacitação para dependentes químicos em tratamento na Caex

Em 20/10/2021 às 08:00h

por Redação JM

Projeto viabiliza capacitação para dependentes químicos em tratamento na Caex | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Ferraz, Neto e Cristiane, durante anúncio da iniciativa / Foto: Giovana Pereira/Especial JM

Projeto-piloto desenvolvido em parceria com a Rede TC de Cursos propõe qualificação e capacitação profissional  para os dependentes químicos em tratamento na Casa do Amor Exigente (Caex), em Pelotas. A intenção, de acordo com o vereador Rodrigo Ferraz, do DEM, é facilitar a reinserção social dos acolhidos e recolocá-los no mercado de trabalho.

O parlamentar destaca que o projeto é pioneiro na Caex, e que ele estuda a viabilização de expandir o projeto para outras comunidades terapêuticas que recebem bajeenses para o tratamento de recuperação. “É um projeto macro, que agrega condições de reinserção social à essas pessoas, que por ocasião da vida, se envolveram com a dependência química e que agora estão tendo oportunidade de fazer um tratamento e ao retornar à sociedade, estarão, também, qualificados”, completa.

A proprietária da Rede TC de Cursos de Bagé, Cristiane Gonçalves, explica que a empresa, além de disponibilizar as vagas gratuitas nos cursos de formação, também oferecerá a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e médio, para os internos que ainda não tenham concluído essas etapas, e também cursos técnicos, esses com valores bem acessíveis e com a facilitação no pagamento.

A parceria viabiliza a disponibilização gratuita de uma plataforma com mais de 200 cursos online de capacitação para os dependentes químicos em tratamento. Através de doações, foi montado um laboratório de informática na Caex, com quatro computadores. "Todos os cursos concluídos oferecerão certificados. Essa é uma oportunidade única para que essas pessoas se qualifiquem e se capacitem, aliando tratamento e conhecimento, formando pessoas recuperadas e também profissionais capacitados", ressalta Cristiane.

Um dos coordenadores da Caex, José Neto, destaca que a comunidade está contente com a iniciativa do vereador, pois sabe da realidade que a maioria enfrenta ao concluírem seus tratamentos. “Muitos encontram dificuldades em conquistar uma vaga no mercado de trabalho, pois a falta de qualificação impossibilita pleitear situações de emprego melhor. Uma atividade profissional pode abrir novos horizontes para as pessoas, desta forma, é preciso oportunizar isso ao dependente químico. Agradecemos o apoio e parceria do vereador Rodrigo Ferraz e da Rede TC de Cursos por proporcionarem essa importante oportunidade aos nossos usuários”, finalizou.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br