MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Moradores da região de Cerro Largo e Rivera relatam “bola de luz” seguida de forte explosão

Em 20/10/2021 às 15:38h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Moradores da região de Cerro Largo e Rivera relatam “bola de luz” seguida de forte explosão | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Divulgação/Sílvia Techera/Especial JM

Nesta quarta-feira, dia 20, alguns moradores da região de Cerro Largo, Rivera, Vichadero e Melo avistaram uma “bola de luz” seguida de uma forte explosão. Segundo o portal montevideo.uy, as informações surgiram de várias localidades do país vizinho. Algumas pessoas de Aceguá postaram, em redes sociais, que também escutaram o barulho.

A jornalista Sílvia Techera, em contato com o Jornal Minuano, destacou que acredita-se que algo se desintegrou no ar, pois nada foi encontrado no solo até o momento. O barulho teria sido ouvido no horário do meio-dia.

Moradores da região uruguaia afirmam que escutaram uma forte explosão, que sacudiu portas e janelas em fazendas na área de Vichadero e arredores do Departamento de Rivera, de acordo com a Rádio Vichadero.

Nas redes sociais, os usuários relatam ter visto uma "bola de luz" antes que uma forte explosão ocorresse. Além de Vichadero, os comentários vêm de lugares como a cidade de Rivera, Hospital Paso ou Cañada Grande. Também há relatos do Departamento de Cerro Largo e até do município Caraguatá, do Departamento de Tacuarembo.

De acordo com a Metsul Meteorologia, um bólido cruzou o céu da fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai na manhã da quarta-feira. De acordo com informações do serviço meteorológico uruguaio, moradores da região de Cerro Largo informaram que a terra chegou a tremer e em Vichadero, departamento de Rivera, os habitantes relataram o som de uma explosão. Testemunhas noticiaram um clarão no céu nos departamentos de Rivera, Salto, Tacuarembó e Cerro Largo. A mesma região teve fenômeno semelhante no ano passado.

O instrumento Geostationary Lightning Mapper do satélite GOES, usado no monitoramento de raios, captou o ingresso do objeto espacial cruzando a região da fronteira. Para que o satélite tenha captado a rocha espacial e tenha se produzido um ruído sônico e clarão em pleno dia é provável que o bólido tenha sido de maior dimensão.

O bólido, explicam os astrônomos, provoca uma claridade muito maior do que um meteoro do tipo fireball, além de vibrações. Há casos em que chegam a gerar estampidos sônicos com vibrações a ponto de as pessoas sentirem a terra tremer, o que explica os relatos do lado uruguaio da fronteira de que as pessoas perceberam um abalo. A queda de um bólido dificilmente traz risco. Em regra, eles caem fragmentados e danos são raríssimos. Houve vários casos em anos recentes de bólidos documentados no Brasil com o crescimento da tecnologia de câmeras de monitoramento ambiental e o maior interesse científico no estudo de meteoros, especialmente por parte da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON).

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br