MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Diocese de Bagé prepara processo de consulta democrática entre fiéis da Igreja Católica

Em 12/10/2021 às 09:30h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Diocese de Bagé prepara processo de consulta democrática entre fiéis da Igreja Católica | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
dom Cleonir é um dos responsáveis pela consultaFoto: ArquivoJM

O Papa Francisco anunciou, no domingo, o início do Sínodo que pretende, pela primeira vez, ouvir os devotos da Igreja Católica. Em Bagé, a abertura do Sínodo ocorre no dia 17 de outubro, na Catedral de São Sebastião, às 10h, durante a missa. A fase de escuta diocesana vai até abril de 2022 e será seguida por uma fase continental de setembro de 2022 a março de 2023. A última "fase da Igreja universal" culminará na tradicional assembleia do Sínodo dos Bispos no Vaticano, em outubro de 2023.

O tema do 16° Sínodo dos Bispos é: "Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão". Esse será diferente de qualquer outro anterior. A expectativa é a de que o maior número de fiéis, dentre os 1,3 bilhão que se reconhecem adeptos do catolicismo, participem do processo e sejam ouvidos sobre o futuro da Igreja.

O Papa Francisco já realizou quatro sínodos desde que assumiu o Vaticano. Os dois primeiros debateram a família, o 3º teve os jovens como tema e o último, de 2019, trouxe para o centro da Igreja a discussão sobre a Amazônia.

O próximo Sínodo deve discutir a própria Igreja, possíveis modernizações e deve abordar temas polêmicos como sobre uma maior participação feminina na tomada de decisões da Igreja e mais acolhimento a grupos ainda marginalizados pelo catolicismo tradicional.

De acordo com o bispo Dom Frei Cleonir Paulo Dalbosco, durante a preparação do Sínodo muitos assuntos serão levantados. Ele salienta que o período de escuta será para isso. A fase de consulta irá iniciar com a primeira parte da Assembleia Pastoral diocesana, dia 27 de novembro de 2021, e deve ser concluída com a segunda parte, prevista para o dia 26 de março de 2022. Após o encerramento da fase diocesana, cada Igreja enviará suas contribuições à Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) até 25 de março de 2022. “Depois, com a participação dos teólogos e peritos, serão realizados as diversas análises, sempre sob a luz do evangelho e da ação do Espírito Santo”, disse.

Nesta primeira fase, os bispos submetem as questões que devem ser tratadas na Assembleia Sinodal, aos Ordenados, Consagrados e Leigos das suas Igrejas, individualmente ou associados. Sobretudo pode revelar-se fundamental a contribuição dos organismos de participação da Igreja , especialmente os Conselhos dos Presbíteros, dos Diáconos, dos Religiosos e dos Leigos com suas respectivas Coordenações. Também os Conselhos Pastorais em nível de Arquidiocese, de Área Pastoral e de Paróquia.

Cada bispo nomeará uma equipe responsável, e na diocese de Bagé já está nomeado o Conselho Diocesano de Pastoral exercendo também a função de Comissão do Caminho Sinodal diocesano para que possa atuar como ponto de referência e de ligação com a Conferência Episcopal e que acompanhe o processo do “Caminho Sinodal” em todas as suas etapas. A composição dos membros obedeceu ao critério da representatividade, é formado por Dom Cleonir; Padre Jair da Silva, Coordenador diocesano de Pastoral e todos os membros do Conselho Diocesano de Pastoral.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br