MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Curso de Jornalismo da Urcamp promove Semana Acadêmica

Com a programação feita pelos próprios estudantes, os convidados foram profissionais da área e egressos da Instituição

Em 09/10/2021 às 10:15h

por Redação JM

Curso de Jornalismo da Urcamp promove Semana Acadêmica | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Adriana Portella Gonçalves

Por Alana Portella e Mariana Bond

Acadêmicas de Jornalismo da Urcamp

 

Durante essa semana, os estudantes de Jornalismo do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) participaram da XXVI Semana Acadêmica do curso. O evento, com o tema “Faces do Jornalismo”, teve como objetivo principal apresentar aos acadêmicos as diversas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Com a programação elaborada pelos próprios alunos da graduação, cada dia teve uma temática diferente, com nomes conhecidos da região e egressos da própria Urcamp, que compartilharam sua bagagem de experiências e conselhos com os alunos que pretendem seguir o mesmo caminho daqueles que já estiveram em seu lugar.

“A Semana Acadêmica é sempre muito importante. É o momento de encontrar pessoas que saíram do curso e são grandes profissionais que vêm compartilhar com a gente a sua experiência. Mas, neste ano, a Semana Acadêmica foi ainda mais especial pois, além de comemorar os 25 anos da nossa graduação, o evento foi elaborado e pensado pelos acadêmicos. É um resultado muito legal porque, além de permitir que os estudantes tenham informações sobre o mercado de trabalho, também dá a experiência de criar um evento na área de comunicação. Apesar da pandemia, conseguimos uma Semana Acadêmica muito legal, com parte virtual e encerramento presencial. Estamos muito felizes”, afirmou Glauber Pereira, coordenador do curso de Jornalismo.

A professora Cristiane Pereira, que prestou apoio aos acadêmicos para organizar a programação, afirma que foram realizadas reuniões prévias em que os representantes dos alunos comunicaram os palestrantes escolhidos, para englobar boa parte das áreas do jornalismo, como rádio e TV, impresso, mídias digitais e comunicação organizacional. “Acredito que fomos muito felizes neste formato, porque a Semana Acadêmica é para os alunos, então nada melhor do que eles organizarem e escolherem”, destacou.

Alana Portella, do 4º módulo de jornalismo e estudante responsável pela Semana Acadêmica da graduação, destaca que cada palestrante foi escolhido de forma harmônica por todos os alunos. “Embora meu nome tenha sido o escolhido, o meu papel foi de ouvir a todos e representá-los diante das reuniões. Cada um trouxe um nome diferente e todos concordaram, é gratificante saber que construímos um evento diversificado que abrangesse todas as faces do jornalismo”, ressaltou. Os encontros foram separados por dias com temáticas diferentes e aconteceram de segunda-feira, 04, até quinta-feira, 07. Confira quem foram os palestrantes e saiba mais sobre os assuntos debatidos:

 

Jornalismo multimídia e do Interior - Feg Risch e Sidimar Rostan

A abertura do evento foi realizada por Fernando Risch e Sidimar Rostan, que trataram sobre o jornalismo nos novos tempos e os desafios do jornalismo no interior. O escritor, jornalista e tecnólogo em Marketing, mais conhecido como Feg, já atuou em rádio, jornal, televisão e assessoria de imprensa, é escritor e falou sobre o “Jornalista Multimídia” e as necessidades dos novos tempos.

Enquanto Sidimar Rostan, jornalista, especialista em Comunicação e Política, editor assistente e responsável pela coluna de política do Jornal Minuano, tratou a respeito do jornalismo do interior, seus desafios e perspectivas.

Painel Regional de Telejornalismo - Arildo Palermo e Bárbara Lignon

A segunda noite teve como tema o telejornalismo regional. Arildo Palermo e Bárbara Lignon, ambos jornalistas e repórteres da RBS TV, conversaram com os estudantes sobre a vasta possibilidade de atuação na televisão e suas respectivas trajetórias até a chegada na emissora.

Bárbara, egressa do curso de Jornalismo da Urcamp, e Arildo, nascido em Bagé, compartilharam os momentos “vidareal” da profissão e a palestra foi finalizada com um vídeo de Nadine Posqui, formada recentemente pela instituição e a mais nova repórter da RBS TV Livramento, incentivando os acadêmicos a não terem medo do novo, estendendo a mão para as oportunidades.

Endomarketing e Marketing Digital - Claudenir Munhoz e Giovana Oliveira

Na quarta-feira, 06, foi o momento de prestigiar os novos caminhos da comunicação com Giovana Oliveira e Claudenir Munhoz, egressos que trouxeram uma nova visão do jornalismo para os acadêmicos, através do Marketing Digital e do Endomarketing.

Giovana Munhoz, que atua na área de marketing digital desde 2013, empreendedora da GO Marketing Digital, teve como foco apresentar aos alunos o marketing digital na prática, com a palestra “Seja o hacker do modus operandi”. Ela apresentou sua trajetória no meio digital, desvinculando-se de agências de publicidade e dando início ao seu trabalho solo, relacionando o forte das redes sociais e a interação com o público.

O pós-graduado em Gestão de Pessoas em Comunicação Organizacional e Analista de Gestão, Claudenir Munhoz, apresentou um novo ambiente aos estudantes: “Comunicação Interna e Endomarketing nas organizações: as pessoas fazem a diferença”. Mostrando como trazer o jornalismo para dentro das empresas, ampliando a comunicação para todo o público, de modo a incentivar os colaboradores a construírem relações melhores e reforçar os valores das instituições.

Oficina “Entrevista com a Edith” - Jeferson Vainer

Na noite de encerramento da Semana Acadêmica de Jornalismo ocorreu a oficina “Entrevista com a Edith”, com Jeferson Vainer, jornalista pós-graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual e produtor audiovisual da Urcamp. De maneira presencial, os acadêmicos foram orientados a respeitar os protocolos de saúde, como o distanciamento social e utilização de máscaras e álcool gel.

Durante a palestra, o premiado pelo Festival Internacional de Cinema da Fronteira e Festival de Cinema de Santa Maria apresentou aos estudantes como criar a informação a partir da edição, desde a organização de informações até autoconfiança e sensibilidade na hora de entregar o produto final. Os estudantes, então, reuniram-se em grupo para criar suas próprias peças audiovisuais. Todos utilizaram dos recursos disponíveis, como o celular, para apresentar uma produção de vídeo com pensamento de editores. 

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br