MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão vai avaliar concessão do título de Capital da Memória Gaúcha para Aceguá

Em 07/10/2021 às 07:30h

por Redação JM

Comissão vai avaliar concessão do título de Capital da Memória Gaúcha para Aceguá | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Homenagem simbólica ao município depende de aprovação do parlamento gaúcho / Foto: ArquivoJM

O projeto de lei que confere ao município de Aceguá o título de Capital da Memória Gaúcha, apresentado pelo deputado Luiz Marenco, do PDT, recebeu parecer favorável do relator, deputado Luiz Fernando Mainardi, do PT. A posição do parlamentar ainda deve ser votada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa.

Marenco observa que Aceguá, fazendo fronteira seca com sua homônima Aceguá no Uruguai, tem como divisor uma rua e seu canteiro central, sendo que esta irmandade e convivência entre os dois países, transcende à relação geográfica.

O deputado também salienta, na justificativa apresentada ao parlamento gaúcho, que 'antigas casas comerciais, como a Casa Perez, mantém suas estruturas intactas, enquanto o comércio entre fronteiras segue pujante, remetendo-nos a diferentes épocas do comércio das fronteiras rio-grandenses'.

Aceguá, na avaliação do proponente do título, 'preserva um verdadeiro grupo de cultuadores e apaixonados pela cultura gaúcha, representados por domadores de cavalos, ginetes, guasqueiros e uma infinidade de pessoas que sobrevivem de profissões diretamente ligadas cultura campeira tradicional'.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br