MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

CNA discute regularização fundiária em terras da União

Em 07/10/2021 às 05:56h

por Redação JM

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça-feira (5), de audiência pública conjunta das Comissões de Agricultura e Reforma Agrária e de Meio Ambiente do Senado para discutir os Projetos de Lei 510/2021 e 2.633/2020, que tratam da regularização fundiária em terras da União na Amazônia Legal. Durante a audiência, o assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, afirmou que a área da Amazônia Legal concentra o maior de número de terras a serem regularizadas.

As ocupações rurais com até 4 módulos fiscais representam 88% do número potencial de títulos a serem entregues. Entretanto, correspondem apenas por 39% de toda a área a ser regularizada. Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Brasil possui mais de 185 mil ocupações rurais fora da Amazônia Legal, totalizando 1 milhão de hectares. “Os projetos de Lei propõem a regularização fundiária não somente das ocupações incidentes na Amazônia Legal, mas também dos imóveis rurais situados em terras da União no restante do país”, disse José Henrique. Ele explicou que a área real passível de regularização na Amazônia Legal representa 5% ou aproximadamente 26 milhões de hectares da área total. Caso seja computada a preservação ambiental obrigatória prevista no Cadastro Ambiental Rural (CAR) – até 80% do imóvel – a área a ser regularizada reduz para 1,2% da área total da região, ou seja, 6 milhões de hectares. “Dessa forma, a titulação promoveria a proteção ambiental e a preservação da vegetação nativa, nos moldes do novo Código Florestal”, disse o assessor.

Em sua apresentação, Pereira destacou que a aprovação de uma lei que dê agilidade na emissão de títulos em terras públicas federais é fundamental para promover a utilização de tecnologias (sensoriamento remoto); favorecer a aplicação da legislação ambiental aos ocupantes; proporcionar maior segurança jurídica e transparência ao processo de regularização fundiária; aumentar a governança de terras e o ordenamento territorial no Brasil, entre outros. “A regularização fundiária é a mãe de todas as batalhas do setor agropecuário. Sem ela, o produtor não consegue acesso ao crédito rural, à assistência técnica, ter valoração da terra e diminuição da pobreza. Além disso, dificulta o combate ao desmatamento ilegal e a redução da insegurança jurídica”, argumenta.

BOX
Projeto de Lei 510/2021
O texto do senador Irajá (PSD-TO) visa ampliar as possibilidades de regularização em terras da União, além de unificar a legislação sobre esse tema para todas as regiões do país. O marco regulatório proposto no texto vai desburocratizar o processo de emissão de títulos, possibilitar o acesso a programas e incentivos para produção e fortalecer o combate ao desmatamento.

Projeto de Lei 2.633/2020
De autoria do deputado federal Zé Silva (Solidariedade-MG), o PL permite aumentar o tamanho de terras da União, de 4 para 6 módulos fiscais, passíveis de regularização sem vistoria prévia, a partir da análise de documentos e de declaração do ocupante de que cumpre a legislação ambiental.

Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br