MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Lia Quintana apresenta modelo educacional da Urcamp para atender desafios da educação na Câmara de Vereadores

Em 04/10/2021 às 23:48h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Lia Quintana apresenta modelo educacional da Urcamp para atender desafios da educação na Câmara de Vereadores | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Reitora da Urcamp apresentou o processo de modernização do modelo de ensino | Foto: Tiago Rolim de Moura

A quarta edição do projeto “Câmara Conectada”, ocorrido na noite desta segunda-feira, dia 5, na Câmara de Vereadores, contou com a participação da reitora da Urcamp, Lia Maria Herzer Quintana. A temática desta edição do evento foi “Desafios da educação” e contou com a participação de gestores do setor na região, como a própria Lia, a secretária de Educação e Formação Profissional, Adriana Lara, reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e diretor da faculdade Ideau, Vitor Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação, Mirta Helena Pereira

O primeiro desafio relatado pela reitora foi a adaptação urgente das atividades acadêmicas no início do ano letivo de 2020, profundamente afetadas com o início da pandemia. Em poucos dias, a Urcamp teve de adaptar as atividades a um modelo totalmente online, a fim de garantir a continuidade do calendário acadêmico. “Na pandemia, em 48 horas nós conseguimos virtualizar e sincronizar as aulas”, explicou.

Contudo, nem mesmo a adaptação compulsória afetou o relacionamento entre a instituição comunitária e as comunidades onde atua, já que, entre 2020 e 2021, os serviços voltados à população seguiram funcionando. Um exemplo é o Núcleo de Práticas Jurídicas da Urcamp (NPJ), que realiza assessoria jurídica gratuita para os cidadãos - durante o período de pandemia, realizou mais de oito mil atendimentos. O Hospital Universitário, durante o mesmo período, realizou 2,5 mil atendimentos e cerca de 40 mil exames. Já a Casa da Menina foi casa de passagem para mais de 200 meninas entre 2020 e 2021.

Graduação para o século XXI

Em um novo século, em que o mercado exige um novo modelo de profissional, não apenas com conhecimentos específicos, mas com uma ampla gama de habilidades para atender a demanda acelerada e cada vez mais tecnológica, a aposta da Urcamp foi renovar e atualizar o currículo para a formação do profissional 2.0.

Com a proposta de entregar ao mercado um recém formado com experiência, habilidades profissionais e comportamentais surgiu a Graduação I no ano de 2019. Através da inovação do modelo, o currículo foi reformulado, apresentando ensino por competências e a oportunidade de fortalecer a teoria através da execução de projetos práticos da Plataforma Sou I, atendendo demandas da comunidade - o que também reforça o caráter comunitário do centro universitário, além de criar profissionais mais comprometidos com o desenvolvimento regional e global.

A plataforma é uma forma de integração direta com as empresas, órgãos do poder público e sociedade civil, que lança uma demanda para o público universitário. A proposta é apresentada através da plataforma para a comunidade acadêmica, que desenvolve soluções possíveis para a necessidade inicial. “Estamos adaptando o ensino ao que o século XXI precisa através deste ecossistema de inovação que criamos na Urcamp. Nosso ensino é todo conectado com a comunidade, com os alunos”, destaca a reitora.

Até o momento, a plataforma Sou I registrou 1.150 projetos entregues, 344 empresas atendidas, 3.816 pessoas impactadas, 1.360 demandas registradas, nove cidades abrangidas e 717 mentores atuantes.

O comprometimento da Urcamp com o desenvolvimento regional, inclusive, também reflete em uma abordagem mais direta dentro do ecossistema de inovação criado. A criação de uma Incubadora de Inovação Tecnológica e Social da Região da Campanha é um projeto da instituição, cuja execução acabou sofrendo interferência da pandemia. Porém, a proposta se mantém viva, com projeção de instalação de sede ao lado do Museu da Gravura Brasileira.

A ideia inicial era operar um parque tecnológico. Entretanto, após análise de cenário, a ideia da incubadora surgiu com mais força. “Entendemos que, neste momento, e na atual conjuntura, e o perfil da cidade não cabe um parque tecnológico, e sim uma incubadora de desenvolvimento social”, destacou a reitora.

A incubadora tem como objetivo promover o empreendedorismo em um ambiente favorável à potencialização de iniciativas e soluções aos problemas locais, mediante ações de diagnóstico das carências regionais, das necessidades dos jovens empreendedores, promoção de capacitações, treinamentos e apoio aos diferentes empreendimentos, além de fomentar a autonomia e autogestão dos mesmos, face às necessidades e oportunidades da região.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br