Fogo Cruzado
Deputado sugere criação da Guarda Nacional de Fronteira
por Redação JM
O deputado federal delegado Pablo, do PSL do Amazonas, apresentou uma indicação, sugerindo ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a criação de uma Guarda Nacional de Fronteira, para atuar na Faixa de Fronteira do território nacional. A medida abrangeria cidades da região, a exemplo de Aceguá.
Documento encaminhado pelo parlamentar sugere que a Guarda Nacional de Fronteira seja constituída por integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal e da Receita Federal, operando em regime de cooperação. As Unidades do Exército Brasileiro localizadas na Faixa de Fronteira serviriam de bases de apoio.
Pela proposta, que representa uma sugestão, a Guarda Nacional de Fronteira poderia exercer policiamento ostensivo, atividades relacionadas à segurança dos grandes eventos, atividades de inteligência de segurança pública, auxiliar na ocorrência de catástrofes ou desastres coletivos, inclusive para reconhecimento de vitimados, e também apoias as atividades de conservação e policiamento ambiental.
O parlamentar argumenta que é 'notória a necessidade de um policiamento permanente na extensa Faixa de Fronteira, promovendo a prevenção e a repressão aos mais diversos delitos cometidos nessa área, sejam eles transfronteiriços ou estejam restritos ao território nacional', sustentando que a criação da guarda permitiria operações conjuntas de diversos órgãos.