MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Bagé busca adesão ao projeto Rede Bem Cuidar do Estado

Em 05/10/2021 às 15:10h
Jaqueline Muza

por Jaqueline Muza

Bagé busca adesão ao projeto Rede Bem Cuidar do Estado | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Posto contemplado será o ESF Prado Velho | Foto: Audrin Quadros/Especial JM

A Secretaria de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência de Bagé encaminhou a documentação para aderir ao Projeto Rede Bem Cuidar RS, lançado em agosto pelo governo do Estado, que visa qualificar o atendimento na rede básica de saúde. Até agora, o Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (DAPPS), da Secretaria da Saúde (SES), confirmou a adesão de 71 municípios à Rede Bem Cuidar RS (RBC/RS).

Bagé, juntamente com os municípios de Santa Rosa, Ijuí, São Vendelino, Rondinha, Santa Cruz do Sul, Rio dos Índios, Osório e Estrela, já encaminharam documentação, porém o DAPPS aguarda ajustes nas informações para a homologação.

Conforme informações da enfermeira Liliane Gasparoni, em Bagé o posto contemplado será o ESF Prado Velho e o trabalho será voltado para os adolescentes. Ela salienta que a Unidade já realiza um projeto com esse público e as verbas, caso seja homologada a adesão, serão para fomentar o projeto, beneficiando a comunidade do bairro. "Os adolescentes irão receber o acompanhamento das equipes de saúde e também deve ser implementada uma horta comunitaria", adianta.  

Somente com a adesão à RBC/RS os municípios garantirão custeio mensal de R$ 8 mil, além de receber R$ 30 mil para a implantação. Outro ponto importante é que somente os municípios que aderirem ao programa podem se habilitar aos recursos para reformas e ampliações nas unidades, por meio de edital já aberto.

A RBC/RS é uma abordagem nova no atendimento à saúde, que busca contemplar de forma mais efetiva as demandas da comunidade e fazer com que cada unidade se adapte, ainda mais, à realidade local. A experiência da Rede Bem Cuidar iniciou em Pelotas, com a ideia de colocar o olhar da gestão dos recursos públicos para população, equipe de saúde, gestor municipal e gestor estadual. Cada município escolhe e indica uma equipe de Saúde da Família (eSF) para participar do programa.

A cada ciclo, a equipe RBC/RS desenvolverá um conjunto de ações previstas para qualificação dos processos de trabalho e de assistência em saúde ofertada à população. As ações estão organizadas em quatro eixos estratégicos transversais que são:

- Gestão e Processo de Trabalho: Estimular o diagnóstico do território, qualificar os processos de acolhimento, estratificação de risco e cuidado, apoiado em diretrizes clínicas, protocolos e plano terapêutico singular, entre outros. Criar uma rotina de registro, monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas, que devem ser debatidas sistematicamente e, se necessário, reformuladas. Para além de atividades assistenciais que busquem promover saúde e bem-estar, mapear na comunidade e no município potenciais iniciativas intersetoriais que promovam saúde nos seus mais variados aspectos.

- Promoção e Educação em Saúde: Apoia-se no conceito de aprendizagem significativa, interessada nas experiências anteriores e nas vivências pessoais dos envolvidos, embasada na produção de conhecimentos que respondam a perguntas pertencentes ao universo de experiências e vivências de quem aprende.

- Comunicação em Saúde e Ambiência: Estimular a organização de espaços agradáveis para o trabalho dos profissionais de saúde e acolhedores para os usuários, bem como potencializar as formas de comunicação através de ferramentas tecnológicas.

- Participação Social: Incentivar a criação e/ou o fortalecimento de espaços de organização da comunidade, em conjunto com as equipes de saúde, para identificar as reais necessidades de oferta de serviços de saúde locais.

Além do incentivo financeiro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará suporte pedagógico para o desenvolvimento da RBC/RS no município. Para isso, serão ofertadas atividades formativas em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, por meio da Escola de Governo (EGov), a Escola de Saúde Pública (ESP) e o Departamento de Atenção Primária e Políticas da Saúde (DAPPS), em formato virtual.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br