MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Tempo tem sido favorável ao desenvolvimento do trigo, diz Emater

Em 01/10/2021 às 06:30h

por Redação JM

Tempo tem sido favorável ao desenvolvimento do trigo, diz Emater | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: Marcela Buzatto/Emater

A semana foi marcada por chuvas em todo Estado, com variação dos volumes acumulados. A temperatura apresentou amplitude térmica durante o dia, com registro de madrugadas amenas. Em algumas localidades, ocorreram ventos que impactaram pontualmente as lavouras com acamamentos. Em geral, o tempo tem sido favorável para o desenvolvimento do trigo, que neste ano deverá bater recorde de produção no Estado, com estimativa atualizada, dia 29, de 3,59 milhões de toneladas do cereal, o que representa um incremento de 70,95% em relação ao ano passado (2,1 milhões de toneladas).

De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e divulgado quinta-feira (30/09) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), 49% da área cultivada está em fase de enchimento de grãos, 37% em floração, 9% em maturação e 5% ainda em germinação e desenvolvimento vegetativo.

"Os produtores intensificam as atividades de preparo das áreas para plantio de soja nas regionais administrativas da Emater/RS-Ascar de Ijuí e Santa Rosa. Na de Ijuí, sojicultores dispensam atenção para as invasoras de difícil controle em pós-emergência, que estão sendo monitoradas e controladas na dessecação com duas aplicações sequenciais. Iniciam o tratamento e o adequado armazenamento de sementes nas propriedades rurais. Não há registro de áreas semeadas, embora o zoneamento agrícola de risco climático – ZARC indique período favorável de semeadura a partir de 21 de setembro para determinado grupo de cultivares e tipo de solo. Na de Santa Rosa, após 10 de outubro estará liberado o início do plantio, em conformidade com o ZARC para a Fronteira Noroeste. As equipes técnicas da Emater/RS-Ascar realizam os últimos projetos de custeio para encaminhamento às agências bancárias. Produtores retiram os insumos para o plantio já comprados e demonstram preocupação com a alta substancial dos custos de produção, especialmente adubos, óleo diesel, sementes e agrotóxicos, cuja alta se aproxima de 60% em relação aos custos da safra passada", frisou nota da Emater.

Na regional de Bagé, conforme a análise, produtores monitoram a presença da cigarrinha nas lavouras já implantadas na Fronteira Oeste, com a instalação de iscas adesivas para maior controle. "Durante a semana foram encontrados poucos insetos, mas na incerteza da incidência do vírus do enfezamento do milho, alguns produtores realizaram o controle com inseticidas. Já há semeaduras na Campanha, que se intensificarão em novembro, época de plantio da qual tradicionalmente produtores obtêm melhores resultados", conclui o levantamento.

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br