MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Empreendedor

Prazo para MEIs regularizarem débitos encerra nesta quinta-feira

Em 30/09/2021 às 13:00h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Prazo para MEIs regularizarem débitos encerra nesta quinta-feira | Empreendedor | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
RS bateu recorde de inadimplência em maio | Foto: Divulgação

Em conformidade com novo prazo estabelecido pela Receita Federal (RF), Microempreendedores Individuais (MEIs) gaúchos têm até esta quinta-feira (30/09) para regularizarem seus tributos. Os débitos de 2016 que estiverem em aberto no mês de outubro serão enviados à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) para inscrição em Dívida Ativa da União.

Empreendedores que possuam apenas dívidas de 2017 ou posteriores, ou tenham realizado um parcelamento em 2021, não terão seus débitos enviados neste momento.

A medida surge como um alento, depois de o Rio Grande do Sul bater o recorde de inadimplência no setor em maio deste ano, quando um em cada três (62,1%) dos empreendedores possuíam pendência nos pagamentos, segundo dados da Receita Federal. O número é o mais alto de 2021, à frente dos 58,69% de março e os recentes 56,33% registrados em abril. Junho registrou uma redução para 44% de inadimplência, ainda assim, 332 mil empreendedores possuíam pendências. Dados do mês de agosto mostram que o número de MEIs ativos no RS é de 772.716.

O pagamento das contribuições mensais garante ao MEI: possibilidade de emissão de notas fiscais; permanência no regime simplificado de tributação; acesso a auxílios previdenciários.

O não-pagamento dos tributos por parte dos MEIs acarreta em: inscrição na Dívida Ativa junto à Receita Federal (RF); perda diversos benefícios tributários; perda da qualidade de segurado no INSS e consequente perda da possibilidade de usufruir dos benefícios previdenciários; dificuldade na obtenção de financiamentos e empréstimos.

A especialista em MEIs do Sebrae RS, Giulia Mattos ressalta que realizar o parcelamento ou a quitação dos débitos garante esses direitos e evita que o empreendedor tenha transtornos com a Dívida Ativa. 

As pendências podem ser quitadas ou renegociadas na página do MEI, no portal Gov.br ou no portal do Simples Nacional.

Para auxiliar os empreendedores, o Sebrae RS disponibiliza um passo a passo para a regularização em: https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/mei-atencao-regularize-seus-debitos-ate-30-09-2021/. Os MEIs ainda podem receber um auxílio gratuito da entidade no telefone 0800 570 0800.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Empreendedor
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br