MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Segurança

Assembleia instala Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS

Em 29/09/2021 às 14:46h
Rochele Barbosa

por Rochele Barbosa

Assembleia instala Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS | Segurança | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Foto: ArquivoJM

A Assembleia Legislativa instalou, no início da tarde desta quarta-feira (29), a Frente parlamentar para discutir a utilização de tração animal no RS. A iniciativa é do deputado Rodrigo Maroni (PV), que irá presidir o órgão.

No próximo período, a frente deverá percorrer municípios de diversas regiões do Rio Grande do Sul para fazer um diagnóstico do uso de tração animal com o propósito de embasar a elaboração de um projeto de lei sobre o tema. O estudo, segundo Manori, será encaminhado também ao governador Eduardo Leite e ao Ministério Público. “Sabemos que as carroças são necessárias. Mas, em muitos casos, os animais são tratados como escravos e se encontram desnutridos e vulnerabilizados”, apontou o parlamentar.

Ele ressaltou que, embora muitos municípios da Região Metropolitana já tenham proíbido a circulação de carroças com tração animal e promovido a substituição por carros de ferros para garantir a atividades como as dos papeleiros, a fiscalização é falha. “Não adianta só proibir. É preciso garantir a fiscalização efetiva, pois muitos animais só saem das carroças na morte.”

Marroni ponderou ainda que é difícil, mas não impossível, para o Parlamento fazer o debate sobre o tema, que envolve a situação social das periferias e a própria atividade agrícola. “Queremos fazer um debate democrático, ouvindo todas as posições para criar um consenso. Quem sabe assim o Rio Grande do Sul será o primeiro a ter uma lei estadual que pelo menos tire das ruas os animais em situação de vulnerabilidade”, exortou.

O evento ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e contou com a participação de diversos ativistas da causa animal.

Galeria de Imagens
Leia também em Segurança
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br