Campo e Negócios
Rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha será lançada nesta quarta-feira
por Redação JM
Um segmento que já vem se consolidando há algum tempo como destaque na diversificação da economia do Sul do Estado terá uma espécie de formalização na próxima quarta-feira, dia 29, durante solenidade, às 17h, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, quando será lançada, oficialmente, a rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha.
O evento, capitaneado pela Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, presidida pelo empresário Valter José Pötter, consiste no start de uma iniciativa que pretende apresentar uma rota regional, unindo vinícolas do Pampa à Fronteira Oeste e, desse modo, estimular o enoturismo local, que vem se mostrando um forte mobilizador na atração de visitantes, em especial no atual cenário de finalização de pandemia.
Conforme Pötter, que comanda a Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, a rota é fruto de um levantamento completo desenvolvido pelo Sebrae junto às vinícolas, que resultou em um e-book com informações detalhadas sobre cada vinícola existente, distâncias entre uma e outra, contatos e programações, bem como estruturas dos municípios, seja no ramo gastronômico ou de hotelaria. “Este trabalho está pronto desde 2020 e somente não lançamos antes porque veio a pandemia. Não tínhamos como lançar e não poder receber os visitantes. Mas agora chegou o momento”, frisa ao ressaltar o objetivo de estimular, cada vez mais, as visitações.
Para ele, inclusive, o momento é oportuno. “Temos um conceito de vinhos de qualidade e conseguimos a procedência geográfica, que desperta ainda mais o interesse do consumidor e conhecer onde e como o vinho é produzido”, argumentou ao lembrar que, ao longo deste ano, a comercialização do vinho nacional tem apresentado um crescimento exponencial. “A elevação no comparativo com antes da pandemia já passa de 100%. Ou seja, o consumidor, que ficou mais em casa e consumiu mais o vinho brasileiro, agora que provou e gostou, tende a querer visitar onde cada um deles é fabricado”, projeta.
Além de ser considerada excepcional, vale lembrar, a safra 2020 ficou marcada na história dos vinhos da Campanha como o ano em que a região recebeu a Indicação de Procedência (IP), referida por Pötter. Seja este o motivador principal ou não, a questão é que o consumo, de fato, aumentou consideravelmente neste período, bem como a busca de turistas pela Campanha tem apresentado crescimento conforme os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estão sendo flexibilizados.
O pensamento de momento ideal para estimular o enoturismo é compartilhado por Clori Perruzo, ex-presidente da Associação e que mantém, em Bagé, a Vinícola Peruzzo. “Já temos muito mais visitantes chegando à região do que tínhamos antes da pandemia. E temos muito para mostrar, com vinhos de qualidade e gastronomia diferenciada”, argumenta. Segundo ela, a principal expectativa com a formalização da rota é “facilitar a vida do turista e atrair mais visitantes”.
Na prática, a partir de agora, quem desejar integrar a rota poderá estabelecer um roteiro diretamente com agências e organizar uma visita a todas as vinícolas que integram este roteiro, que passa por cidades como Candiota, Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento. “Temos muito o que mostrar”, finaliza Clori.
Transmissão
{AD-READ-3}O evento de lançamento da rota terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Associação. Para acompanhar, basta acessar o link.