MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Campo e Negócios

Rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha será lançada nesta quarta-feira

Em 28/09/2021 às 08:00h

por Redação JM

Rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha será lançada nesta quarta-feira | Campo e Negócios | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Rota integra vinícolas do Pampa e da Fronteira Oeste | Foto: Fernando Dias/Ascom Seapdr

Um segmento que já vem se consolidando há algum tempo como destaque na diversificação da economia do Sul do Estado terá uma espécie de formalização na próxima quarta-feira, dia 29, durante solenidade, às 17h, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, quando será lançada, oficialmente, a rota turística dos Vinhos da Campanha Gaúcha.

O evento, capitaneado pela Associação Vinhos da Campanha Gaúcha, presidida pelo empresário Valter José Pötter, consiste no start de uma iniciativa que pretende apresentar uma rota regional, unindo vinícolas do Pampa à Fronteira Oeste e, desse modo, estimular o enoturismo local, que vem se mostrando um forte mobilizador na atração de visitantes, em especial no atual cenário de finalização de pandemia.

Conforme Pötter, que comanda a Guatambu Estância do Vinho, em Dom Pedrito, a rota é fruto de um levantamento completo desenvolvido pelo Sebrae junto às vinícolas, que resultou em um e-book com informações detalhadas sobre cada vinícola existente, distâncias entre uma e outra, contatos e programações, bem como estruturas dos municípios, seja no ramo gastronômico ou de hotelaria. “Este trabalho está pronto desde 2020 e somente não lançamos antes porque veio a pandemia. Não tínhamos como lançar e não poder receber os visitantes. Mas agora chegou o momento”, frisa ao ressaltar o objetivo de estimular, cada vez mais, as visitações.

Para ele, inclusive, o momento é oportuno. “Temos um conceito de vinhos de qualidade e conseguimos a procedência geográfica, que desperta ainda mais o interesse do consumidor e conhecer onde e como o vinho é produzido”, argumentou ao lembrar que, ao longo deste ano, a comercialização do vinho nacional tem apresentado um crescimento exponencial. “A elevação no comparativo com antes da pandemia já passa de 100%. Ou seja, o consumidor, que ficou mais em casa e consumiu mais o vinho brasileiro, agora que provou e gostou, tende a querer visitar onde cada um deles é fabricado”, projeta.

Além de ser considerada excepcional, vale lembrar, a safra 2020 ficou marcada na história dos vinhos da Campanha como o ano em que a região recebeu a Indicação de Procedência (IP), referida por Pötter. Seja este o motivador principal ou não, a questão é que o consumo, de fato, aumentou consideravelmente neste período, bem como a busca de turistas pela Campanha tem apresentado crescimento conforme os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 estão sendo flexibilizados.

O pensamento de momento ideal para estimular o enoturismo é compartilhado por Clori Perruzo, ex-presidente da Associação e que mantém, em Bagé, a Vinícola Peruzzo. “Já temos muito mais visitantes chegando à região do que tínhamos antes da pandemia. E temos muito para mostrar, com vinhos de qualidade e gastronomia diferenciada”, argumenta. Segundo ela, a principal expectativa com a formalização da rota é “facilitar a vida do turista e atrair mais visitantes”.

Na prática, a partir de agora, quem desejar integrar a rota poderá estabelecer um roteiro diretamente com agências e organizar uma visita a todas as vinícolas que integram este roteiro, que passa por cidades como Candiota, Bagé, Dom Pedrito e Santana do Livramento. “Temos muito o que mostrar”, finaliza Clori.

Transmissão

O evento de lançamento da rota terá transmissão ao vivo pelo Youtube da Associação. Para acompanhar, basta acessar o link.

 

Galeria de Imagens
Leia também em Campo e Negócios
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br