MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Urcamp

Urcamp retoma as atividades presenciais

Processo é gradual e respeita protocolos sanitários

Em 25/09/2021 às 11:30h

por Redação JM

Urcamp retoma as atividades presenciais | Urcamp | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Processo é gradual e respeita protocolos sanitários | Foto: Jeferson Vainer

O dia 23 de setembro, com o simbolismo de esperança que representa a semana de entrada da primavera, foi a data escolhida para que a Urcamp retomasse gradualmente as suas atividades presenciais. Para marcar toda esta mensagem de renovação junto à estação das flores, uma árvore foi projetada na entrada de cada Campus, onde os alunos puderam deixar suas mensagens de otimismo, como uma planta que brota para um novo ciclo de vida.

Os corredores voltaram a ganhar cores, os espaços físicos da Urcamp na região, foram preenchidos gradativamente, de maneira harmônica, por um público que demonstrava-se ansioso para voltar ao contato presencial. Tudo com foco na segurança. “Nós estamos celebrando a vida, o encontro e reencontro. Estamos aos poucos superando a pandemia, mas não vamos, em nenhum momento, reduzir nossos cuidados até que fiquemos livres da Covid. Estamos preparados e o nosso aluno está consciente e informado sobre normas e hábitos necessários para evitarmos qualquer tipo de contaminação na Urcamp e fora dela”, destacou a reitora Lia Quintana, que nas últimas semanas promoveu uma série de encontros com o setor acadêmico, coordenadores de cursos, para discutir e organizar este retorno gradual.

Chegar ao prédio central neste primeiro dia foi uma experiência diferente para Maria Eduarda Simões de Lima, acadêmica do V Módulo do curso de Direito. Ela foi uma das primeiras a deixar o seu recado nos galhos da “Árvore da Esperança”, projetada em um banner, seguida de um suporte para álcool em gel e pincéis verdes. A intenção das mensagens é simbolizar a entrada da primavera e com ela, dias mais amenos, coloridos e otimistas, como acontece na estação das flores. “Acho que estávamos ansiosos para voltar. Para quem teve a chance de ter tido aulas no modo presencial, como eu, isso é tudo. Estou feliz por estar de volta, feliz que a Urcamp tenha nos chamado. É esperança de dias melhores para a gente”, disse a estudante.

Os professores ajudaram a recepcionar os alunos, encaminhar até as salas e conduzi-los para as mensagens na árvore. O coordenador do curso de Direito em Bagé, professor Heron Vaz, celebrou o reencontro com a Instituição, colegas e alunos. “Eu me sinto nesta noite como me senti lá em 2002, quando comecei a dar aula. A gente nunca imaginou que, quando naquela tarde, dia 18 de março, fomos embora para casa, iríamos ficar todo esse tempo trabalhando em ensino remoto. Então, hoje é muito especial estarmos aqui esperando aqueles que se sentem à vontade de estarem na presencialidade conosco, que venham com a gente para retornarmos com alguma normalidade, sem esquecermos nunca dos cuidados”, pontua.

O espírito de renovação também foi reforçado pela Diretora Acadêmica da Urcamp, professora Jane Villaverde Gomes. “É um momento de muita alegria, quando a Instituição recebe seus professores e os acadêmicos para uma atividade presencial. Estamos preparando um acolhimento diferente porque voltamos de um momento diferente, onde nossas emoções, nossas vidas foram mexidas. Nós abrimos hoje com sinônimo de esperança, de renovação, de um tempo novo. As pessoas durante um determinado momento, tiveram um olhar para si, para o interior de suas famílias. Hoje elas saem desta modalidade para entrarem na Instituição com um olhar para o outro, de quem está do lado. E a Urcamp abre esta perspectiva do estender a mão e de, juntos, de mãos dadas, construirmos novas possibilidades de futuro para nossos jovens, nossos alunos e nossos professores”.

O acadêmico Ubiratã Machado, do II Módulo do curso de História, falou sobre a reconstrução do momento, enquanto deixava a sua mensagem na árvore. “Estamos retomando de alguma forma a visão, o pensamento crítico para entendermos que é possível recomeçar, recolocar as coisas no lugar e reconstruir”, frisa.

Enquanto isso, nas dependências do Corujão, há um quarteirão do prédio central, a turma da Psicologia entrava com apitos, música, uma espécie de charanga, como se celebrasse com gratidão este esperado retorno.

Em toda a região

Alegrete, São Gabriel e Sant´ana do Livramento fizeram as suas recepções com a mesma ideia. A árvore simbolizando a renovação neste retorno e recados de esperança, fé e frases de efeitos positivos. Livramento, por exemplo acrescentou a música ao vivo para receber os acadêmicos com mais alegria e entusiasmo. “Um dia de reencontro, de alegrias e com um gostinho de normalidade, depois de quase dois anos de pandemia. Estamos voltando, com todos os cuidados necessários e também, com alguns medos, porém, esperançosos por esse recomeço tão esperado, relata a aluna Nataly Rodriguez, do 8° semestre do curso de Ciências Contábeis.

O retorno

Com foco na segurança, e preservando o distanciamento necessário, a Pró-reitoria de Ensino da Urcamp reuniu coordenadores de curso para organizar um dia na semana para que seus alunos retomassem a presencialidade, permanecendo nos demais com aulas virtualizadas. O retorno iniciou na quinta-feira, dia 23, mas a Instituição terá encontros presenciais também nas terças e quartas-feiras, de acordo com o cronograma estipulado e já repassado pelos professores aos estudantes.

Além dos cuidados e protocolos já elaborados com base na legislação vigente, a Urcamp irá garantir que os acadêmicos que optarem pelo ensino virtural e não puderem ou não desejarem retornar à presencialidade, também tenham acesso às aulas. Desta forma, os docentes foram orientados a apresentar seus encontros presenciais utilizando paralelamente o ambiente de videoconferência.

Protocolos de Segurança

A Urcamp está cumprindo, neste retorno gradual, todos os protocolos e medidas de segurança, como higienização constante dos espaços, álcool em gel em todos os ambientes e salas de aula, distanciamento, além do uso obrigatório da máscara nas dependências da instituição. Pelo menos por enquanto, alguns dias da semana vão permanecer com aulas híbridas e virtualizadas, com foco sempre no ensino e na total prevenção à Covid-19.

Galeria de Imagens
Leia também em Urcamp
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br