MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Subcomissão vai analisar impactos da eventual extinção de pequenos municípios

Em 25/09/2021 às 15:19h

por Redação JM

Subcomissão vai analisar impactos da eventual extinção de pequenos municípios | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Regras sobre extinção de municípios, prevista pela PEC do Pacto Federativo, pode afetar Aceguá / Foto: ArquivoJM

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma subcomissão especial para analisar as consequências de uma eventual extinção de pequenos municípios. A medida foi sugerida pelo deputado Heitor Schuch, do PSB gaúcho, que levou em conta uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Pacto Federativo, que tramita no Senado.

No início de setembro, ao analisar leis complementares do Rio Grande do Sul, o STF decidiu por unanimidade que é inconstitucional lei estadual que permita criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios sem a edição prévia das leis federais. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) já manifestou o entendimento de que a medida não deve refletir nas emancipações.

As representações municipalistas, entretanto, ainda enfrentam a PEC do Pacto Federativo, que prevê a extinção de municípios com população de até cinco mil habitantes que não comprovem, até junho de 2023, a sustentabilidade financeira. Mais 1,2 mil municípios brasileiros podem ser extintos com base na proposta do governo federal. O maior número de cidades está no Rio Grande do Sul. São mais de 200 municípios, incluindo Aceguá e Pedras Altas.

Para Schuch, a PEC comete equívoco no cálculo das receitas próprias, ao considerar apenas tributos locais (ISS, IPTU e ITBI), ignorando os repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). “É preciso pensar nos prejuízos para as pessoas que vivem nessas pequenas localidades e que poderão perder escolas, unidades de saúde, hospitais, agências bancárias e repartições policiais, entre outros serviços essenciais, sem falar na desvalorização dos imóveis rurais e urbanos”, afirmou o parlamentar.

 

Com informações da Agência Câmara de Notícias

 

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br