MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

“Bravos Valentes - Vaqueiros do Brasil”, documentário co-produzido pela Globo Filmes tem cenas gravadas nas Palmas

Produzido pela Plural Filmes terá lançamento nacional no dia 30 de Setembro nos cinemas

Em 23/09/2021 às 09:30h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

“Bravos Valentes - Vaqueiros do Brasil”, documentário co-produzido pela Globo Filmes tem cenas gravadas nas Palmas | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Afonso Manuel Collares da Silva representa o vaqueiro dos pampas Foto: Divulgação

Com direção de Ralf Tambke, o filme “Bravos Valentes - Vaqueiros do Brasil” dá visibilidade para um ofício que é pouco conhecido da maioria da população urbana do país, o vaqueiro. Realizado pela Plural Filmes, numa coprodução com Globo Filmes e GloboNews, o filme rodado em quatro regiões do país - Caatinga, Amazônia, Pantanal e Pampas - estará nas telas do Espaço Itaú de Cinema em São Paulo (Frei Caneca) e no Rio de Janeiro (Botafogo). Na sequência, também estará disponível na GloboNews e a estreia na Globoplay será no dia 30 de novembro.

O vaqueiro escolhido para representar o Pampa no documentário foi Afonso Manuel Collares da Silva, 73 anos, morador da região das Palmas. À beira do rio Camaquã, com o vento minuano cortante, Collares carrega o orgulho gaúcho da arte de camperear, de laçar, de valorizar sua cultura, herança dos povos charrua. No solo pedregoso, recortado por cânions, riachos e os campos naturais dos pampas, aparece como uma representação autêntica da valentia do gaúcho,  junto ao seu cavalo crioulo, aos cães ovelheiros e ao seu rebanho de bois, vacas e ovelhas.

A prima do vaqueiro, Márcia Collares, acompanhou o processo de seleção e escolha do peão através de conhecidos da Universidade Federal de Pelotas. Ela conta que os acadêmicos do curso de Antropologia foram procurados pela produção do documentário para indicar um gaúcho legítimo, que sintetizasse as características campeiras originais. “Então, como esses amigos nos conhecem e já estudaram a região de Palmas, nos indicaram para que apresentássemos esse gaúcho”, explica.

Márcia conta que dentre os palmenses, o nome de Afonso Manuel Collares da Silva foi escolhido por ser “um dos homens mais gaúchos e campeiros que conhecemos”, comenta. Ela recorda que, para realizar a gravação, a equipe de filmagem esteve em Palmas, na Costa do Camaquã, Fazenda do Sossego, em duas ocasiões: em fevereiro de 2019, onde captaram imagens do verão; e depois em julho de 2019, para mostrar o inverno no Pampa. “As gravações ocorreram em Palmas, Bagé e Guaritas, Caçapava do Sul, mostrando o gaúcho em seu meio,  no caso os campos dobrados da Costa do Camaquã”, destaca.

Vaqueiros do Brasil, 4 vidas, 4 paisagens

O cineasta Ralf Tambke, em 2012, filmou "Vaqueiros Encantados" na Ilha do Marajó, no Pará, mostrando a lida e cotidiano dos vaqueiros marajoaras, em um recorte que junta trabalho e religiosidade, a pajelança e o mundo da encantaria, especialmente sob a proteção do vaqueiro Boaventura, uma segurança para os homens que se arriscam na busca do gado búfalo e sua lida diária, que exige destreza, resistência e muita bravura. 

A partir dessa experiência e das tantas outras pelos sertões do Brasil, veio com força a ideia de registrar de forma próxima o trabalho diário dos vaqueiros brasileiros e suas particularidades que estão diretamente relacionadas ao lugar de onde são, quase como se misturassem àquele habitat onde se inserem e são parte. As múltiplas viagens que Ralf fez trabalhando junto à equipe da TVPublica Alemã (Bayerischer Rundfunk/ARTE) filmando a vida selvagem no Pantanal, levando-o a conhecer de perto a cultura pantaneira, foi outro empurrão que para que o diretor se sensibilizasse pelo tema.

Depois de três anos de trabalho de pesquisa, o filme Bravos Valentes apresenta quatro personagens e, através deles, a ideia de conhecer diferentes territórios Brasileiros, nos seus múltiplos aspectos socioambientais e culturais. A equipe percorreu paisagens distintas, em diferentes estações, reforçando a relação dos personagens com os ciclos da terra, com o tempo e as transformações ao longo do ano. Convivendo com os personagens, Ralf registra seus dias, mostrando que o trabalho do vaqueiro está além do manejo do gado, revelando quase que uma simbiose, cada um como um elemento do lugar que ocupa, cada qual como parte daquela terra. 

Bravos Valentes conta com a participação especial da voz de José Paes de Lira, que pontua a narrativa com poemas e fragmentos textuais de Guimarães Rosa, Luiz da Câmara Cascudo, Eurico Alves Boaventura, Washington Queiroz e tantos outros, tangenciando a trova, reverenciando a poesia popular, a força e o brilho do cancioneiro que Lirinha carrega em tudo, e sublinha em voz.

O filme também é música, presente na composição e na interpretação de Roberto Corrêa, violeiro, compositor e especialmente pesquisador musical. Roberto traz a sonoridade de muitas violas, traduzindo o universo rural e sua regionalidade pela escolha dos instrumentos (viola-de-samba, viola de cantoria, viola caipira, viola de cocho, viola de gamba e violão) e pelo seu toque, que fala da singularidade musical brasileira, que abraça toda a pluralidade de influências sonoras ancestrais, e também forasteiras. Todo o trabalho e dedicação do compositor e intérprete à trilha sonora de Bravos Valentes faz com que a composição, as paisagens, os personagens, todo esse mundo que vem de longe e que muitas vezes é invisível ou minimizado para tantos brasileiros, se recorte grande, magistral. 

O artista paraibano radicado no Rio de Janeiro, Ciro Fernandes, há anos cria sua arte com trabalhos em gravura, desenho, pintura, e também como luthier, fabricando artesanalmente instrumentos de corda. Sua arte de maior visibilidade está relacionada à xilogravura, trabalho que iniciou pela sua relação visceral com a literatura de cordel. Também ilustrou muitos livros clássicos da literatura brasileira. Ciro Fernandes transpôs Bravos Valentes em arte, criando especialmente para o filme uma xilogravura onde representa os 4 personagens. 

Bravos Valentes é uma produção Plural Filmes em coprodução com Globo Filmes e GloboNews, e será exibido primeiramente em salas de cinema e depois na plataforma Globoplay e no canal GloboNews. 

 

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br