MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Arroios devem receber mais de 100 metros de ecobarreiras em projeto-piloto

Em 23/09/2021 às 11:01h
Melissa Louçan

por Melissa Louçan

Arroios devem receber mais de 100 metros de ecobarreiras em projeto-piloto | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Lixo será recolhido e descartado no aterro sanitário Foto: Divulgação

Com o objetivo de conter o lixo flutuante lançado nos arroios da cidade, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) anunciou o início da operação do projeto Ecobarreiras. Ao todo, devem ser instalados 100 metros de ecobarreiras na ponte da Ernesto Médici, no arroio da Tábua, e na ponte do Passo do Onze, no arroio Bagé, locais onde há grande depósito de lixo e recorrentes entupimentos nos bueiros, causando enchentes. O material deve ser implantado dentro de 30 dias. 

Os dispositivos são produzidos com bombonas plásticas e rede e instaladas nas calhas dos corpos d'água para retenção dos resíduos. A ideia da autarquia é que as barreiras permaneçam nos locais de forma permanente para reter o lixo flutuante, que é depositado inadequadamente por algumas pessoas nos arroios. 

Os resíduos coletados serão destinados ao Aterro Sanitário de Bagé. A retirada deste lixo retido será feita por máquinas e manualmente pelo Daeb, sempre que houver quantidade suficiente para ser retirar os resíduos. 

De acordo com a autarquia, apesar de ser um projeto piloto - onde deve ser testada a melhor forma de aplicação, manutenção e resultados - há intenção de instalar as ecobarreiras em outros locais, assim que forem analisados o funcionamento e eficácia desta primeira fase.

Este tipo de contenção já é utilizado em outras cidades. Um exemplo é Porto Alegre, onde foram instaladas no Arroio Dilúvio. Além disso, a Baía de Guanabara onde, em seis meses de operação de dez ecobarreiras, foram removidas 2.420 toneladas de resíduos sólidos – algo como 13 toneladas por dia.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br