MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Bagé pode integrar rota histórica de locais significativos para Revolução Farroupilha

Em 18/09/2021 às 07:30h

por Redação JM

Bagé pode integrar rota histórica de locais significativos para Revolução Farroupilha | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Proposta considera relevância histórica e cultural do do município povo do Rio Grande do Sul / Foto: Tiago Rolim de Moura

Apresentado pelo deputado Ernani Polo, do Progressistas, o projeto de lei que cria o Programa Os Caminhos Farroupilhas prevê  uma rede de rotas históricas e culturais de locais significativos e de expressão representativa da Revolução Farroupilha. As Capitais Farroupilhas oficiais, representadas pelos municípios de Piratini, Caçapava do Sul, Alegrete e São Gabriel, e as capitais provisórias, representadas pelos municípios de Bagé e São Borja, devem integrar a proposta.

Pelos conjuntos urbanos e os sítios de valor histórico, paisagístico, artístico e arqueológico significativos, as cidades são consideradas como de relevante interesse histórico e cultural do povo do Rio Grande do Sul.

Pela proposta de Polo, os locais significativos e representativos da Revolução Farroupilha, considera-se como de relevante interesse cultural do povo do Rio Grande do Sul, para fins de integrarem Os Caminhos Farroupilhas as obras, objetos, monumentos naturais e artificiais, cemitérios, túmulos de combatentes, locais onde se travaram combates, edificações e demais espaços públicos e privados cultuados nas manifestações artísticas e culturais do tradicionalismo gaúcho.

Os caminhos de tropas de gado maior, ainda que existentes em período anterior ao da Revolução Farroupilha, mas existentes no seu período histórico, também integrarão Os Caminhos Farroupilhas, podendo ser realizadas em seu trajeto, entre outras atividades, cavalgadas, caminhadas, trilhas e ralis. Na definição, pelo Estado e pelos municípios, dos locais significativos e representativos da Revolução Farroupilha que integrarão Os Caminhos Farroupilhas, poderão ser ouvidos o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e os representantes do setor econômico do turismo.

A operação executiva do Programa Os Caminhos Farroupilhas poderá ser delegada total ou parcialmente ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), mediante instrumento jurídico de parceria. No Programa poderão ser construídos parques temáticos da Revolução Farroupilha, podendo receber o empreendedor, para esse fim, benefícios e incentivos fiscais e creditícios do Estado, assim como concessão de área específica.

O Programa poderá contar com portal constituído por plataforma na rede mundial de computadores, com o objetivo de disponibilizar informações e de interação entre pessoas, empresas, entidades e organizações da sociedade, bem como os Poderes Públicos Estadual e Municipal, que, entre outros objetivos, poderá demarcar as rotas históricas e turísticas dos locais representativos da Revolução Farroupilha, com as notas históricas respectivas de cada local, data e evento.

A proposta ainda será avaliada pela Assembleia Legislativa. Polo argumenta que a proposta de criação de uma política pública tem como objetivo principal assegurar que, de alguma forma, as tradições e a consciência da história gaúcha sejam transmitidas às futuras gerações, mencionando, como objetivo secundário, a intenção de estimular o turismo.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br