MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Fogo Cruzado

Comissão da Assembleia deve realizar debate sobre decisão do STF que atinge emancipações

Em 15/09/2021 às 06:59h

por Redação JM

Comissão da Assembleia deve realizar debate sobre decisão do STF que atinge emancipações | Fogo Cruzado | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Colegiado vai deliberar sobre requerimento na próxima semana / Foto: Divisão de fotografia | Agência ALRS

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro, do PDT, deve votar, na próxima semana, um requerimento encaminhado pelo deputado Valdeci Oliveira, do PT, para a realização de audiência pública sobre decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional lei de 2010 que trata da emancipação de municípios.

Cabe à Comissão de Assuntos Municipais o debate sobre este tema específico. Também o deputado Carlos Búrigo, do MDB, solicitou uma subcomissão para tratar do tema. Loureiro informou que a Famurs está tomando providências junto ao STF e avaliou que a repercussão não é exatamente como foi veiculada. “Temos uma emenda constitucional aprovada em 2008 que garante a emancipação dessas 29 comunidades, sendo que Pinto Bandeira é uma situação diferente”, observa.

O deputado Pedro Pereira, do PSDB, comentou que em sua região três municípios estariam no alcance da deliberação do STF: Pedras Altas, Aceguá e Arroio do Padre, mas antecipou posição da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), cujo entendimento é de que houve um equívoco do Supremo e será revertido. Observou que os municípios foram criados “com toda a legitimidade”, em 1996.

Galeria de Imagens
Leia também em Fogo Cruzado
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 9931-9914

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br