MENU

Identifique-se!

Se já é assinante informe seus dados de acesso abaixo para usufruir de seu plano de assinatura. Utilize o link "Lembrar Senha" caso tenha esquecido sua senha de acesso. Lembrar sua senha
Área do Assinante | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler

Ainda não assina o
Minuano On-line?

Diversos planos que se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.
Clique abaixo, conheça nossos planos e aproveite as vantagens de ler o Minuano em qualquer lugar que você esteja, na cidade, no campo, na praia ou no exterior.
CONHEÇA OS PLANOS

Cidade

Prefeitura, associações e produtora discutem revitalização de Santa Fé

Em 14/09/2021 às 11:26h
Yuri Cougo Dias

por Yuri Cougo Dias

Prefeitura, associações e produtora discutem revitalização de Santa Fé | Cidade | Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler
Local foi tornado Patrimônio Artístico Cultural do município - Foto: Tamile Padilha/Especial JM

Na manhã de segunda-feira (13), o prefeito em exercício de Bagé, Mário Mena Kalil, reuniu-se com representantes da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur), da Associação Amigos de Santa Fé, empresa Santa Fé Produtora e Patrimônio e servidores do município. Na pauta, ações para a revitalização da Cidade Cenográfica de Santa Fé, recentemente tornada Patrimônio Artístico Cultural do município por meio de decreto, a serem realizadas pelas associações e produtora com apoio do Governo Municipal.

O encontro foi iniciado por uma apresentação da produtora cultural Josiele Castro, proprietária da Santa Fé Produtora e Patrimônio, empresa que atua na captação de recursos por meio de leis de incentivo à Cultura para espaços culturais de interesse público ou bens tombados. “Pensamos num projeto que seja usual para a população e que traga aos bageenses a sensação de pertencimento”, disse .

Flávio Cantão, presidente da Associação Amigos de Santa Fé, reforçou a importância do equipamento cultural. “Pela forma como foi montada, para qualquer apresentação que precise de uma área urbana da segunda metade do século XVIII e XIX, ela se propicia”, apontou, relembrando o documentário sobre a Guerra do Paraguai que se utilizou do cenário para encenar invasões à região das Missões. Ele citou, ainda, a necessidade de pensar ações naquele local que o tornem autossustentável.

Clori Peruzzo, presidente da Apatur e coordenadora do eixo de Turismo do Comitê de Governança Empreendedora de Bagé, considerou a relevância turística da Cidade de Santa Fé para Bagé e região: “Nós sabemos o quanto é importante conseguir esse projeto de volta. Somos parceiros na captação de recursos e trabalharemos juntos por esse projeto. Obrigada por trazerem de volta essa esperança”, afirmou.

O prefeito em exercício, Mario Mena Kalil, destacou que esta foi uma reunião inicial para definição de etapas, bem como para entender como a Prefeitura pode apoiar o projeto. "Ficou estabelecido um planejamento a curto , médio e longo prazos para colocar em funcionamento aquele espaço. Neste momento, enquanto as associações e a produtora definem os passos do projeto, o Governo Municipal vai estender a iluminação nas laterais do complexo, garantir a limpeza e os cuidados diários, do mesmo modo que já colocamos no Núcleo Temático Luiz Godinho”. Ainda segundo Mena, "é importante tornar aquele espaço um centro de referência histórico cultural , baseado na obra de Érico Veríssimo, tornando o projeto vendável para que as empresas possam aderir através das leis de incentivo", complementou.

Galeria de Imagens
Leia também em Cidade
PLANTÃO 24 HORAS

(53) 999719480

jornal@minuano.urcamp.edu.br
SETOR COMERCIAL

(53) 3242.7693

jornal@minuano.urcamp.edu.br
CENTRAL DO ASSINANTE

(53) 3241.6377

jornal@minuano.urcamp.edu.br